Outras Bancas - 2019 - Disciplina: Outras Disciplinas

Instituto Acesso - O estudo da pessoa do infrator teve seu

O estudo da pessoa do infrator teve seu protagonismo durante a fase positivista na evolução histórica da Criminologia. Assinale, dentre as afirmativas abaixo, a que descreve corretamente como a criminologia tradicional o examina.

  1. A criminologia tradicional examina a pessoa do infrator como uma realidade biopsicopatológica, considerando o determinismo biológico e social.

  2. A criminologia tradicional examina a pessoa do infrator como um incapaz de dirigir por si mesmo sua vida, cabendo ao Estado tutelá-lo.

  3. A criminologia tradicional examina a pessoa do infrator como uma unidade biopsicossocial, considerando suas interdependências sociais.

  4. A criminologia tradicional examina a pessoa do infrator como um sujeito determinado pelas estruturas econômicas excludentes, sendo uma vítima do sistema capitalista.

  5. A criminologia tradicional examina a pessoa do infrator como alguém que fez mau uso da sua liberdade embora devesse respeitar a lei.


Resolução da questão

Neste caso, trata-se da visão tradicional da criminologia, que se verifica pela Escola Positiva. Os estudiosos dessa Escola são Lambroso, Ferri e Garofalo, os quais tinham o entendimento que o delinquente era definido pela sua patologia, que já havia uma pré-disposição para o crime, consistindo no fator biológico, e o fator social decorrente de processos e fenômenos causais alheios, isto é, o determinismo social.

Resolução adaptada de: QConcursos

QRCode Wesley Rodrigues Conta Nubank
Doe para o Estuda por aqui

Apoie o criador do site (Wesley Rodrigues), com qualquer valor, para que mais conteúdo educacional gratuito e de qualidade continue sendo oferecido. Obrigado!

Quero apoiar


Encontre Mais Questões