Disciplina: Outras Disciplinas 0 Curtidas
Instituto Acesso - O estudo da pessoa do infrator teve seu
O estudo da pessoa do infrator teve seu protagonismo durante a fase positivista na evolução histórica da Criminologia. Assinale, dentre as afirmativas abaixo, a que descreve corretamente como a criminologia tradicional o examina.
-
A criminologia tradicional examina a pessoa do infrator como uma realidade biopsicopatológica, considerando o determinismo biológico e social.
-
A criminologia tradicional examina a pessoa do infrator como um incapaz de dirigir por si mesmo sua vida, cabendo ao Estado tutelá-lo.
-
A criminologia tradicional examina a pessoa do infrator como uma unidade biopsicossocial, considerando suas interdependências sociais.
-
A criminologia tradicional examina a pessoa do infrator como um sujeito determinado pelas estruturas econômicas excludentes, sendo uma vítima do sistema capitalista.
-
A criminologia tradicional examina a pessoa do infrator como alguém que fez mau uso da sua liberdade embora devesse respeitar a lei.
Solução
Alternativa Correta: A) A criminologia tradicional examina a pessoa do infrator como uma realidade biopsicopatológica, considerando o determinismo biológico e social.
Neste caso, trata-se da visão tradicional da criminologia, que se verifica pela Escola Positiva. Os estudiosos dessa Escola são Lambroso, Ferri e Garofalo, os quais tinham o entendimento que o delinquente era definido pela sua patologia, que já havia uma pré-disposição para o crime, consistindo no fator biológico, e o fator social decorrente de processos e fenômenos causais alheios, isto é, o determinismo social.
Resolução adaptada de: QConcursos
Banca Examinadora: Outras Bancas
Ano da Prova: 2019
Assuntos: Criminologia
Vídeo Sugerido: YouTube