Disciplina: Direito Constitucional 0 Curtidas

Bento de Souza, governador do Estado Alfa, reconhecido como - OAB

Atualizado em 24/07/2024

Bento de Souza, governador do Estado Alfa, reconhecido como grande gestor público, foi indicado para assumir a presidência da Petrobras pelo Presidente da República. Honrado com o convite e inclinado a aceitá-lo, busca orientação com seu advogado(a) a respeito da possibilidade de cumular os dois cargos.

Com base no ordenamento jurídico-constitucional brasileiro, assinale a opção que indica a orientação dada pelo(a) advogado(a).

  1. Na eventualidade de Bento aceitar o convite para assumir a presidência da Petrobras, perderá o mandato de governador do Estado Alfa.

  2. Bento pode assumir o cargo na Petrobras, caso peça licença do cargo para o qual foi eleito, a ele podendo retornar, caso se exonere do cargo na sociedade de economia mista.

  3. Bento pode acumular os dois cargos públicos, devendo optar pela remuneração de Governador ou pela remuneração de presidente da Petrobras.

  4. Bento, após sua diplomação, mesmo que renunciasse ao cargo de governador, está proibido de assumir, no período para o qual foi eleito, o cargo de presidente da Petrobras.


Solução

Alternativa Correta: A) Na eventualidade de Bento aceitar o convite para assumir a presidência da Petrobras, perderá o mandato de governador do Estado Alfa.

A-CORRETA, pois o art. 28, §1º, da CRFB aduz que perderá o o mandato o Governador que assumir outro cargo ou função na administração pública direta ou indireta, ressalvada a posse em virtude de concurso público e observado o disposto no art. 38, I, IV e V. Como o caso em tela não é uma situação de posse em virtude de concurso público, Bento perderá o cargo de governador se aceitar ser presidente da PETROBRAS.

B-ERRADA, pois o art. 28, §1º, da CRFB aduz que perderá o o mandato o Governador que assumir outro cargo ou função na administração pública direta ou indireta, ressalvada a posse em virtude de concurso público e observado o disposto no art. 38, I, IV e V. Como o caso em tela não é uma situação de posse em virtude de concurso público, Bento perderá o cargo de governador se aceitar ser presidente da PETROBRAS.

C-ERRADA, pois o art. 28, §1º, da CRFB aduz que perderá o o mandato o Governador que assumir outro cargo ou função na administração pública direta ou indireta, ressalvada a posse em virtude de concurso público e observado o disposto no art. 38, I, IV e V. Como o caso em tela não é uma situação de posse em virtude de concurso público, Bento perderá o cargo de governador se aceitar ser presidente da PETROBRAS.

D-ERRADA, pois o art. 28, §1º, da CRFB aduz que perderá o o mandato o Governador que assumir outro cargo ou função na administração pública direta ou indireta, ressalvada a posse em virtude de concurso público e observado o disposto no art. 38, I, IV e V. Como o caso em tela não é uma situação de posse em virtude de concurso público, Bento perderá o cargo de governador se aceitar ser presidente da PETROBRAS.

Gabarito da questão: letra A.

Resolução adaptada de: QConcursos

Edição do Exame: 39ª Edição

Ano do Exame: 2023

Assuntos: Organização Político-Administrativa do Estado

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora