Disciplina: Direito Processual do Trabalho 0 Curtidas

OAB - Em sede de reclamação trabalhista na qual você advoga para o

Atualizado em 30/07/2024

Em sede de reclamação trabalhista na qual você advoga para o empregado, foi celebrado acordo entre as partes ainda na fase de conhecimento, antes da prolação da sentença.
| Na petição de lavra conjunta entre os advogados das partes nada constou acerca das custas processuais. Seu cliente é beneficiário da gratuidade de justiça, conforme decisão constante do processo desde o início.

Sobre as custas processuais, considerando o silêncio das partes e havendo acordo, segundo o texto da CLT, assinale a afirmativa correta.

  1. As custas deverão incidir em 2% sobre o valor do acordo e serão divididas em frações iguais pelas partes, sendo que, no caso de seu cliente, não haverá o pagamento por força da gratuidade de justiça.

  2. As custas deverão incidir em 10% sobre o valor do acordo e serão integralmente recolhidas pela parte ré.

  3. As custas deverão incidir em 2% sobre o valor do acordo e ficarão integralmente sob responsabilidade da parte autora que, na hipótese, está dispensada do recolhimento por força da gratuidade de justiça.

  4. As custas deverão incidir em 5% sobre o valor da causa, já que não houve prolação de sentença, e serão rateadas igualmente pelas partes, dispensado o autor do recolhimento pela gratuidade de justiça.


Solução

Alternativa Correta: A) As custas deverão incidir em 2% sobre o valor do acordo e serão divididas em frações iguais pelas partes, sendo que, no caso de seu cliente, não haverá o pagamento por força da gratuidade de justiça.

A resposta correta para a pergunta é a alternativa A) As custas deverão incidir em 2% sobre o valor do acordo e serão divididas em frações iguais pelas partes, sendo que, no caso de seu cliente, não haverá o pagamento por força da gratuidade de justiça. De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), quando há acordo celebrado entre as partes antes da prolação da sentença e não há especificação acerca das custas processuais, estas devem ser calculadas sobre o valor do acordo.

No caso específico descrito, seu cliente é beneficiário da gratuidade de justiça, o que isenta a parte autora (seu cliente) do pagamento das custas processuais. As custas serão calculadas em 2% sobre o valor do acordo e deverão ser divididas igualmente entre as partes, mas a parte autora (seu cliente) estará dispensada do recolhimento dessas custas devido à sua condição de beneficiário da gratuidade de justiça.

Portanto, a alternativa A está correta ao indicar que as custas incidirão sobre o valor do acordo e serão divididas igualmente entre as partes, sendo que seu cliente não precisará realizar o pagamento por conta da gratuidade de justiça previamente concedida.

Edição do Exame: 40ª Edição

Ano do Exame: 2024

Assuntos: Custas e Emolumentos

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora