Disciplina: Direito Civil 0 Curtidas
Adriana é fisioterapeuta e prestou serviços a Vitória (sessões - OAB
Adriana é fisioterapeuta e prestou serviços a Vitória (sessões de fisioterapia). Como contraprestação ao serviço prestado, Vitória se comprometeu a pagar a quantia de R$1.000,00 a Adriana. A obrigação foi registrada em instrumento contratual escrito. Posteriormente, Adriana cedeu seu crédito contra Vitória para Paulo.
Sobre a cessão do crédito de Adriana para Paulo, assinale a afirmativa correta.
-
É inválida, pois a natureza do crédito resultante de contrato de prestação de serviços não é compatível com a cessão.
-
É ineficaz perante Vitória, salvo se ela tiver sido devidamente notificada do referido negócio ou se ela tiver se declarado ciente da cessão feita.
-
Antes de ter tido conhecimento dela, Vitória não poderá opor a Paulo o eventual pagamento da dívida que já tenha efetuado a Adriana.
-
Não havendo estipulação em contrário, caso Vitória se torne insolvente, Adriana responderá a Paulo pela dívida cedida.
Solução
Alternativa Correta: B) É ineficaz perante Vitória, salvo se ela tiver sido devidamente notificada do referido negócio ou se ela tiver se declarado ciente da cessão feita.
A alternativa B é a correta porque, conforme o Código Civil Brasileiro, a cessão de crédito é um negócio jurídico válido, mas, para que tenha eficácia perante o devedor (Vitória, neste caso), é necessário que ela seja notificada da cessão ou que se declare ciente dela. Isso significa que, até que Vitória seja notificada ou aceite a cessão, ela pode continuar a pagar a Adriana sem que isso gere efeitos perante Paulo. Portanto, a cessão de crédito só se torna eficaz para Vitória após a devida notificação ou a aceitação expressa.
A alternativa A está incorreta porque a natureza do crédito resultante de um contrato de prestação de serviços é plenamente compatível com a cessão, desde que atendidas as condições legais, como a notificação do devedor. Não há nenhum impedimento jurídico que invalide a cessão de crédito nesse contexto, como afirma a alternativa.
A alternativa C também está incorreta. O pagamento efetuado antes do conhecimento da cessão, pela devedora (Vitória), não será eficaz perante o cessionário (Paulo). Porém, Vitória poderá opor ao cessionário o pagamento realizado a Adriana antes de ser notificada da cessão. Já a alternativa D está errada porque a insolvência de Vitória não gera responsabilidade de Adriana perante Paulo pela dívida cedida, a menos que tenha sido estipulado expressamente um acordo nesse sentido.
Edição do Exame: 41ª Edição
Ano do Exame: 2024
Assuntos: Contratos em Geral
Vídeo Sugerido: YouTube