Disciplina: Direito Processual do Trabalho 0 Curtidas

FGV/OAB - Prolatada a sentença em uma reclamação trabalhista, o autor

Atualizado em 13/05/2024

Prolatada a sentença em uma reclamação trabalhista, o autor opõe embargos de declaração no 3º dia contado da publicação e afirma que existe erro material no julgado, pois o número do processo encontra-se equivocado, assim como o nome das partes.

Diante da situação retratada e dos termos da CLT, assinale a afirmativa correta.

  1. O juiz não precisará dar vista dos embargos à parte contrária, diante da natureza do erro.

  2. A Lei é omissa a respeito, daí porque o juiz usará da equidade para ver se é o caso de conferir vista à parte adversa.

  3. Havendo, no caso em exame, possibilidade de efeito modificativo do julgado, a parte contrária poderá se manifestar em 8 dias.

  4. Independentemente do recurso e seu efeito perante o julgado, é direito da parte contrária se manifestar sobre os embargos em 10 dias.


Solução

Alternativa Correta: A) O juiz não precisará dar vista dos embargos à parte contrária, diante da natureza do erro.

Na forma do Art. 897- A, da CLT, caberão embargos de declaração da sentença ou acórdão, no prazo de cinco dias, devendo seu julgamento ocorrer na primeira audiência ou sessão subseqüente a sua apresentação, registrado na certidão, admitido efeito modificativo da decisão nos casos de omissão e contradição no julgado e manifesto equívoco no exame dos pressupostos extrínsecos do recurso.

Contudo, quando se tratar de ERROS MATERIAIS, estes poderão ser corrigidos de ofício ou a requerimento de qualquer das partes.

Ademais, na forma do §2° do supracitado artigo, eventual efeito modificativo dos embargos de declaração somente poderá ocorrer em virtude da correção de vício na decisão embargada e desde que ouvida a parte contrária, no prazo de 5 (cinco) dias.

Resolução adaptada de: QConcursos

Edição do Exame: Edição XXVIII

Ano do Exame: 2019

Assuntos: Embargos

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora