Disciplina: Administração 0 Curtidas
A teoria das Organizações vem dando ênfase crescente ao tema Cultura O
A teoria das Organizações vem dando ênfase crescente ao tema Cultura Organizacional. Embora presente na literatura anterior à década de 80, a maior incidência de pesquisas, conferências, cursos, publicações etc. começa a ocorrer a partir de 1983, quando as revistas Administrative Science Quarterly e Organizational Dynamics dedicaram edições especiais ao assunto'. Curiosamente, a discussão sobre a Cultura Organizacional vem ocorrendo não apenas nos limites da academia, mas também nas páginas da grande imprensa.
A autora menciona em seu texto o tema Cultura organizacional, que tem como significado:
A) Atividades com que as pessoas se ocupam quando obtém, consumem e dispõem de produtos e serviços. É um estudo de "Por que as pessoas compram", processo complexo e multidirecional para entender o processo de compra e os fatores que envolve a obtenção de um produto ou serviço
B) Conjunto de ações e alocação de recursos para atingir os objetivos estratégicos traçados por uma empresa engajada em um mercado e que pretende aumentar seus lucros e crescer conhecendo a cultura que envolve seu público e os aspectos que influenciam a compra.
C) Conjunto de valores, crenças e sentimentos que, juntamente com objetos da sua expressão e transmissão (como mitos, símbolos, rituais e metáforas), são criados, herdados, partilhados e transmitidos no interior de um grupo de pessoas e que os distinguem, até certo ponto, dos demais grupos.
D) Instrumento de negociação interna e externa para administrar a interdependência dos sócios, funcionários, fornecedores, clientes, sendo possível compreender os aspectos de cada indivíduo do grupo e entender suas crenças, motivações e ideias, para um melhor trabalho em conjunto.
E) Processo de coordenar as atividades dos membros de uma organização, por meio do planejamento, organização, direção e controle dos recursos organizacionais, de modo a atingir, de forma eficaz e eficiente, os objetivos estabelecidos.
Solução
Alternativa correta: C) Conjunto de valores, crenças e sentimentos que, juntamente com objetos da sua expressão e transmissão (como mitos, símbolos, rituais e metáforas), são criados, herdados, partilhados e transmitidos no interior de um grupo de pessoas e que os distinguem, até certo ponto, dos demais grupos. De acordo com o gabarito AVA.
A resposta correta é a alternativa c), porque ela define com precisão o conceito de Cultura Organizacional, que está relacionado ao conjunto de valores, crenças, sentimentos e práticas compartilhadas dentro de uma organização. A cultura organizacional envolve a criação e transmissão de elementos simbólicos, como mitos, rituais e metáforas, que ajudam a consolidar e reforçar a identidade de um grupo de pessoas dentro de uma organização. Esses elementos culturais são herdados ao longo do tempo e passados entre os membros, o que contribui para a coesão do grupo e distingue a organização de outras.
Além disso, a cultura organizacional influencia diretamente o comportamento dos indivíduos dentro da organização, orientando suas ações, decisões e interações. Por exemplo, uma cultura que valoriza a inovação incentivará os funcionários a buscarem novas soluções para os problemas, enquanto uma cultura que prioriza a estabilidade pode favorecer a aderência a processos e a segurança. Isso está de acordo com a definição apresentada na alternativa c), que descreve como os valores e crenças compartilhados afetam as dinâmicas internas de uma organização.
Por outro lado, as outras alternativas não refletem a definição de cultura organizacional de forma precisa. A alternativa a) fala sobre comportamento de compra de produtos, o que não tem relação com a cultura interna de uma organização. A alternativa b) está mais centrada em estratégias de mercado do que na definição do conjunto de valores e práticas dentro da organização. Já as alternativas d) e e) falam sobre administração e negociação, sem abordar diretamente os elementos culturais que compõem a identidade organizacional. Portanto, a alternativa c) é a que melhor descreve o conceito de cultura organizacional.
Assuntos: Administração, Psicologia Organizacional, Sociologia das Organizações
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