Disciplina: Administração 0 Curtidas
Devido a uma nova descoberta de uma matriz energética, a economia de
Devido a uma nova descoberta de uma matriz energética, a economia de um determinado país melhorou de tal forma, que foi possível ao governo conceder aumentos salariais que ampliaram a renda dos consumidores deste país. Este aumento na renda permitiu que estes consumidores pudessem comprar produtos e serviços de melhor qualidade, mudando os hábitos, como, por exemplo, houve ampliação da aquisição de carros e motocicletas, o que diminuiu a participação de gastos com transporte coletivo no orçamento das famílias.
A participação dos gastos com transporte coletivo no orçamento das famílias tende a diminuir quando a renda dos consumidores aumenta. Assim, pode-se concluir, com certeza, que a elasticidade-renda da demanda do transporte coletivo é
A)menor do que 1.
B)igual a 1.
C)positiva e menor do que 1.
D)positiva, entre zero e um.
E)positiva e maior que 1.
Solução
Alternativa correta: A)menor do que 1. De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa a) menor do que 1 é a correta porque descreve a elasticidade-renda de um bem inferior. Quando a renda aumenta, o comportamento esperado para bens inferiores, como o transporte coletivo, é que a demanda por esses bens diminua, uma vez que as pessoas passam a consumir produtos substitutos, como carros e motocicletas, que são mais caros. Assim, o aumento da renda leva a uma redução da participação do transporte coletivo no orçamento das famílias, mas essa redução não é proporcionalmente grande.
Neste caso, a elasticidade-renda do transporte coletivo é positiva porque a demanda se altera devido a uma mudança na renda, mas a variação na quantidade demandada é relativamente pequena, já que as famílias ainda podem continuar utilizando o transporte coletivo, apesar da melhoria na renda e da aquisição de bens substitutos. Isso caracteriza uma elasticidade-renda menor que 1, o que indica que a quantidade demandada do bem não varia de forma muito sensível em relação à variação na renda.
Portanto, a elasticidade-renda do transporte coletivo é positiva, mas menor do que 1, pois o bem não é fortemente afetado pelo aumento da renda, mas sim um pouco mais afetado em comparação a bens normais ou de luxo, que têm elasticidade maior que 1. Isso está de acordo com a definição de bens inferiores, onde a demanda diminui à medida que a renda aumenta, mas não de forma proporcionalmente forte.
Assuntos: Microeconomia, Teoria do Consumidor, Economia do Setor de Transportes
Vídeo Sugerido: YouTube