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Funcionamento da Educação Brasileira e Políticas Públicas1) Um

Atualizado em 16/04/2025

Funcionamento da Educação Brasileira e Políticas Públicas1) Um professor, recém chegado a uma escola da periferia, percebeu algumas necessidades emergenciais na escola e que não estavam sendo supridas, mesmo com todos os repasses de verbas sendo feitos adequadamente. As questões envolviam muito mais do que o investimento em materiais, mas sim, uma necessidade de cria um relação de pertencimento com a comunidade que, há muito tempo estava se distanciando da escola.

. Partindo da ideia de que algumas ações podem ser pensadas coletivamente para melhoria de questões públicas, podemos dizer que: Alternativas:

a) A comunidade deveria procurar outro local que atendesse suas necessidades.
B) A comunidade e a escola não precisam estabelecer nenhuma parceria tendo em vista que estas responsabilidades são do poder público.
C) A escola e a comunidade poderiam se reunir para diagnóstico das demandas e com isso encaminharem propostas para Políticas Públicas de melhoria local.
D) A responsabilidade de resolver essas questões é exclusivamente do governo, portanto o professor não precisa se preocupar.
E) A divisão de todos os recursos é igualitária, portanto, não há nada que possa ser feito nem pelo professor nem pela comunidade


Solução

Alternativa correta: C) A escola e a comunidade poderiam se reunir para diagnóstico das demandas e com isso encaminharem propostas para Políticas Públicas de melhoria local. De acordo com o gabarito AVA.


A alternativa C) A escola e a comunidade poderiam se reunir para diagnóstico das demandas e com isso encaminharem propostas para Políticas Públicas de melhoria local é a resposta correta porque, ao reconhecer que as questões emergenciais da escola não se limitam ao aspecto material, mas envolvem uma desconexão da comunidade com a escola, a abordagem mais eficaz é promover uma ação colaborativa. O engajamento da comunidade escolar e local é essencial para identificar as necessidades reais e, com isso, buscar soluções que envolvam tanto a participação da escola quanto do poder público. A solução compartilhada e planejada entre essas duas partes tem mais chances de ser eficaz e de gerar um impacto duradouro.



Além disso, ao unir a escola e a comunidade em um diagnóstico conjunto, a escola torna-se um ponto de integração social e educacional, e não apenas um local isolado de aprendizagem. A criação de um sentimento de pertencimento é essencial para o desenvolvimento de uma educação que faça sentido para todos os envolvidos. Propostas para melhorar a qualidade da educação podem ser mais bem direcionadas e executadas quando as partes interessadas, que incluem alunos, pais, professores e a comunidade, têm a oportunidade de opinar e colaborar no processo.



Essa abordagem também está alinhada com a ideia de Políticas Públicas de melhoria local, que buscam transformar a realidade de uma comunidade a partir de ações coletivas e conscientes, com a colaboração ativa de todos os atores sociais. A alternativa C propõe, portanto, um modelo de gestão e intervenção que envolve a participação ativa da comunidade, não esperando soluções apenas do poder público, mas buscando um trabalho conjunto para resolver as questões educacionais de forma mais eficiente e adaptada às necessidades locais.

Assuntos: Políticas , Educacional, Sociologia

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