Disciplina: Direito 0 Curtidas
A governança corporativa também deveria ser adotada pelas empresas do
A governança corporativa também deveria ser adotada pelas empresas do terceiro setor, pois não estão isentas de conflitos de interesse e com isto podem infringir normas, legislação e até mesmo trazer consequências para a imagem da entidade. A International Federation of Accountants (IFAC), cita três princípios importantes a respeito de governança para empresas do terceiro do setor. Assinale alternativa abaixo que contenha somente os nomes dos princípios citados acima: Escolha uma: a. Transparência, integridade e responsabilidade Correto Conforme a IFAC os princípios são: Transparência, integridade e responsabilidade e possuem as seguintes características. A transparência permite que as partes interessadas compreendam e avaliem a conduta e o desempenho da entidade. A integridade implica na adoção de valores morais e éticos, assim como na prevenção de conflitos de interesse e na busca do bem comum.
A)Transparência, Integridade, Responsabilidade
B) Responsabilidade, confiabilidade e integridade
C) Confiabilidade, transparência e canal de denúncias.
D) Canal de denúncias, integridade e responsabilidade
E) Transparência, integridade e canal de denúncias
Solução
Alternativa correta: A)Transparência, Integridade, Responsabilidade
. De acordo com o gabarito AVA.
A resposta correta para a questão é a alternativa A) Transparência, Integridade, Responsabilidade porque esses três princípios são fundamentais para a governança no terceiro setor, conforme definido pela International Federation of Accountants (IFAC). Esses princípios ajudam a garantir que as organizações desse setor operem de forma ética, responsável e em conformidade com as normas legais, sendo fundamentais para a confiança das partes interessadas, como doadores, beneficiários e a sociedade em geral.
Transparência é um princípio essencial, pois permite que todas as partes interessadas compreendam claramente as operações e decisões da entidade, garantindo que seus processos sejam abertos e compreensíveis. Isso ajuda a evitar mal-entendidos e possíveis fraudes, e assegura que os recursos sejam usados de forma eficiente e eficaz.
Integridade refere-se à adoção de práticas éticas e morais dentro da organização, prevenindo conflitos de interesse e promovendo o bem-estar coletivo. A integridade é fundamental para a construção de uma imagem sólida e confiável para a entidade, assegurando que todas as ações estejam alinhadas com os valores da organização. Já o princípio da Responsabilidade ou "accountability" implica na obrigação dos gestores de justificar suas decisões, mostrando transparência em suas ações e estando dispostos a avaliações externas e auditorias, o que reforça a confiança nas práticas da organização. Esses princípios, em conjunto, garantem que a governança no terceiro setor seja sólida, ética e eficaz.
Assuntos: Governança Corporativa, Ética e Responsabilidade Social, Gestão e Controle Interno
Vídeo Sugerido: YouTube