Disciplina: Direito 0 Curtidas

A partir das informações apresentadas e de seu conhecimento, julgue as

Atualizado em 17/12/2024

A partir das informações apresentadas e de seu conhecimento, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas. ( ) Todas as receitas orçamentárias e todas as despesas orçamentárias de todos os Poderes devem estar inseridas na lei orçamentária anual, é o que prevê o princípio da universalidade orçamentária. ( ) Os princípios da exclusividade, universalidade, especificidade, vedação de estorno, quantificação e especificação de despesas devem ser observados durante a criação e aplicação do orçamento e das leis orçamentárias. ( ) No âmbito da atividade financeira e orçamentária, o Estado Brasileiro disciplinou primariamente em sua Constituição Federal normas gerais e alguns princípios. A partir do tipo de constituição, rígida, aberta e plural, foi necessária a edição de legislações infraconstitucionais, como é o caso da Lei Complementar nº 101/2000, a Lei de Responsabilidade Fiscal, e a Lei 10. 028/2000. ( ) O princípio mais essencial para a compreensão da natureza dos orçamentos é o da exclusividade

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

A) F – F – V – V.
B) V – V – V – F.
C) V – F – V – F.
D) V – F – V – V.
E) V – V – F – F


Solução

Alternativa correta: B) V – V – V – F. De acordo com o gabarito AVA.


"Todas as receitas orçamentárias e todas as despesas orçamentárias de todos os Poderes devem estar inseridas na lei orçamentária anual, é o que prevê o princípio da universalidade orçamentária." Esta afirmativa está correta. O princípio da universalidade orçamentária exige que todas as receitas e despesas de todos os Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e entidades da administração pública sejam contempladas na Lei Orçamentária Anual (LOA). Esse princípio assegura que o orçamento seja completo e transparente, sem omissões.



"Os princípios da exclusividade, universalidade, especificidade, vedação de estorno, quantificação e especificação de despesas devem ser observados durante a criação e aplicação do orçamento e das leis orçamentárias." A afirmativa é falsa porque o princípio da quantificação não é um princípio orçamentário formalmente reconhecido. Embora a quantificação das despesas e receitas seja parte do processo orçamentário, ela não é considerada um princípio no sentido tradicional. Os princípios mais reconhecidos são universalidade, especificidade, exclusividade, entre outros, mas não a quantificação.



"No âmbito da atividade financeira e orçamentária, o Estado Brasileiro disciplinou primariamente em sua Constituição Federal normas gerais e alguns princípios. A partir do tipo de constituição, rígida, aberta e plural, foi necessária a edição de legislações infraconstitucionais, como é o caso da Lei Complementar nº 101/2000, a Lei de Responsabilidade Fiscal, e a Lei 10. 028/2000." Esta afirmativa está correta. A Constituição de 1988 estabeleceu os princípios gerais sobre orçamento, mas para detalhar e regulamentar essas normas, foram criadas leis infraconstitucionais, como a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000), que define regras sobre a gestão fiscal e a execução orçamentária.

Assuntos: Direito Constitucional, Direito Financeiro, Administração Pública

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora