Disciplina: Direito 0 Curtidas

Embora existam diversas formas de se realizar a aproximação

Atualizado em 21/02/2025

Embora existam diversas formas de se realizar a aproximação diagnóstica, uma das técnicas consiste em tentar compreender o motivo do determinado comportamento do indivíduo, utilizando para tanto uma conversa orientada para a obtenção de dados e informações. Esta técnica consiste na aproximação do profissional de Segurança Privada ao indivíduo que apresenta conduta suspeita, de modo que se possa ter como indicador de sucesso o maior número de informações possíveis.Fonte: elaborado pelo Professor, 2021.

De acordo com o conteúdo estudado, pode-se afirmar que a supracitada técnica é denominada como:

Alternativas

Alternativa 1: Entrevista.
Alternativa 2: Negociação.
Alternativa 3: Abordagem.
Alternativa 4: Interrogatório.
Alternativa 5: Mera aproximação.


Solução

Alternativa correta: Alternativa 1: Entrevista. De acordo com o gabarito AVA.


A Alternativa 1: Entrevista é a correta porque a descrição fornecida no enunciado refere-se claramente a um processo de comunicação estruturada com o objetivo de obter informações sobre o comportamento de um indivíduo. A técnica da entrevista visa uma conversa orientada para entender o motivo do comportamento suspeito, utilizando perguntas específicas para colher dados relevantes, o que caracteriza o processo como uma entrevista.



Ao diferenciar-se de outras abordagens, a entrevista se destaca por ser um procedimento no qual o profissional de segurança busca estabelecer uma comunicação mais profunda e investigativa. Diferente da abordagem, que geralmente envolve interação física e pode ter um caráter mais imediato, ou do interrogatório, que é mais coercitivo e voltado à obtenção de uma confissão, a entrevista é mais voltada à coleta de informações, com foco na exploração do comportamento do indivíduo e na busca por dados que possam esclarecer a situação.



Além disso, a entrevista é um método comum em situações em que o objetivo é compreender as razões subjacentes ao comportamento de uma pessoa. Ela possibilita que o profissional de segurança privada obtenha informações de forma voluntária e colaborativa, o que a torna uma ferramenta eficaz em contextos que envolvem a análise de condutas suspeitas sem a necessidade de medidas mais invasivas ou autoritárias. Por isso, a técnica descrita se alinha perfeitamente com o conceito de entrevista.

Assuntos: Segurança Privada, Psicologia, Direito Penal

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora