Disciplina: Direito 0 Curtidas
No ano passado, a mídia internacional divulgou que o cientista chinês
No ano passado, a mídia internacional divulgou que o cientista chinês He Jiankui, professor da Universidade de Ciência e Tecnologia do Sul da China, manipulou o DNA de embriões humanos utilizando a técnica de edição genética chamada Crispr. O objetivo foi a edição do gene CCR5, que forma uma porta proteica que permite a infecção da célula pelo vírus que causa a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). Os embriões humanos com os DNAs editados foram implantados em mulheres, a fim de dar prosseguimento à gestação de bebês que nasceram em novembro de 2018.
De acordo com a Lei Nº 11.105, que estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização de atividades que envolvam organismos geneticamente modificados – OGM e seus derivados, o experimento descrito, se fosse proposto no Brasil, seria
a) proibido, já que a lei interdita a realização experimentos de engenharia genética em célula germinal humana, zigoto humano e embrião humano.
b) permitido, uma vez que a lei libera a utilização de embriões humanos produzidos por fertilização in vitro e não utilizados no respectivo procedimento.
c) proibido, visto que a lei não autoriza que sejam realizados quaisquer tipos de experimentos que envolvam clonagem em embriões humanos.
d) proibido, visto que a lei não autoriza que sejam realizados quaisquer tipos de experimentos que envolvam clonagem em embriões humanos.
e) proibido, pois a lei veta pesquisa ou terapia com células embrionárias que tenham a capacidade de se transformar em células de qualquer tecido de um organismo.
Solução
Alternativa correta: a) proibido, já que a lei interdita a realização experimentos de engenharia genética em célula germinal humana, zigoto humano e embrião humano. De acordo com o gabarito AVA.
Tenha bons estudos!!
Resolução adaptada de: Brainly
Assuntos: Direito Ambiental, Lei de Biossegurança
Vídeo Sugerido: YouTube