Disciplina: Educação Física 0 Curtidas
Alguns estudiosos definem a brincadeira e os jogos, porém não há um
Alguns estudiosos definem a brincadeira e os jogos, porém não há um consenso com relação a estes significados. O que se apresenta por diferenciação é com relação às brincadeiras apresentarem um caráter mais flexíveis em suas regras (quando elas existem) e também na maioria das vezes não há um vencedor como nos jogos, os participantes continuam a atividade enquanto existir motivação. O jogo ainda se apresenta como uma atividade de natureza voluntária, tendo um fim em si mesmo e com regras obrigatórias, porém podendo ser combinadas previamente.
HUIZINGA, J. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1980.
Sendo assim, analise as afirmativas a seguir:
I - A criança também usa os jogos e as brincadeiras como forma de linguagem para expressar o que tem certa dificuldade para comunicar-se em palavras. Aproveita esse universo que a deixa mais à vontade para realmente se expressar.
II - A vivência nos jogos e brincadeiras proporciona além dos momentos de prazer, situações que propiciam diversas manifestações de sentimentos. Vale ressaltar que algo que favorece essa exteriorização de sentimentos é o fato de que a participação nestas atividades lúdicas é voluntária, o que também oportuniza a iniciativa dos participantes.
III - Alguns estudiosos definem a brincadeira e os jogos, porém não há um consenso com relação a estes significados. Entretanto, dentre as características principais que envolvem as duas atividades podemos citar o fato de ambas possuírem regras fixas, que devem ser seguidas a risca para o bom desenvolvimento da atividade e haver sempre um vencedor.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
A) I, II e III.
B) I, apenas.
C) III, apenas.
D) I e II, apenas.
E)II e III, apenas.
Solução
Alternativa correta: D) I e II, apenas. De acordo com o gabarito AVA.
A afirmativa I é verdadeira, pois é amplamente reconhecido que as brincadeiras e os jogos funcionam como uma forma de linguagem para as crianças. Elas utilizam essas atividades lúdicas para expressar sentimentos e experiências que, muitas vezes, têm dificuldade em comunicar com palavras. Essa forma de expressão é vital para o desenvolvimento emocional e social da criança.
A afirmativa II também é verdadeira, já que os jogos e as brincadeiras oferecem mais do que prazer; elas também criam um ambiente onde os sentimentos podem ser exteriorizados. A característica voluntária dessas atividades proporciona um espaço seguro para que os participantes se expressem emocionalmente e tomem a iniciativa em suas ações.
Já a afirmativa III é falsa porque ela afirma que tanto jogos quanto brincadeiras têm regras fixas e sempre envolvem vencedores, o que não é o caso. As brincadeiras, em sua maioria, possuem regras mais flexíveis e muitas vezes não têm vencedores, ao contrário dos jogos, que têm regras mais rigorosas e geralmente envolvem um vencedor. Isso destaca a diferença fundamental entre jogos e brincadeiras, invalidando a terceira afirmativa. Portanto, a alternativa d) I e II, apenas é a correta.
Prova: Av1 - Cultura Corporal do Movimento
Assuntos: Psicologia Infantil, Educação Física, Pedagogia
Vídeo Sugerido: YouTube