Disciplina: Educação Física 0 Curtidas
Ao considerar o sedentarismo como um problema de saúde pública, torna-
Ao considerar o sedentarismo como um problema de saúde pública, torna-se fundamental a criação de políticas públicas que possibilitem o desenvolvimento de programas de incentivo à prática da atividade física, e viabilize o acesso à essa prática para toda população. De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação das características contidas na Coluna A com seus respectivos programas na Coluna B. Coluna A Coluna B I. Projeto que envolve as secretarias da Saúde e da Educação, e direciona suas ações para a promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas. 1. Mais Saúde II. Projeto que viabilizou repasses financeiros para programas de Promoção da Saúde, como os de promoção de atividade física e alimentação saudável. 2. Programa Academia da Saúde III. Dentre os principais objetivos desse programa estavam o desenvolvimento de infraestrutura e serviços em espaços públicos, formando Polos. 3. Programa Saúde na Escola IV. Projeto desenvolvido com o objetivo de reduzir os fatores de risco da população, ocasionados pela inatividade física. 4. Plano de Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as colunas.
Solução
Alternativa correta: B é: a. I-3, II-1, III-2, IV-4. De acordo com o gabarito AVA.
Primeiro, o Projeto Saúde na Escola (item I) envolve ações das secretarias de Saúde e Educação para promover práticas corporais e atividades físicas nas escolas. Essa descrição se encaixa com o Programa Saúde na Escola (3), que visa justamente integrar as escolas e ações de saúde para estimular a prática de atividades físicas e de lazer no ambiente escolar.
O Plano de Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis (item II) se relaciona com a promoção de saúde, com foco em fatores como alimentação saudável e atividade física, e viabiliza repasses financeiros para esses programas. Este programa corresponde ao Mais Saúde (1), que abrange o financiamento de ações que visam reduzir os fatores de risco da inatividade física e a alimentação inadequada.
O Programa Academia da Saúde (item III) busca o desenvolvimento de infraestrutura e serviços em espaços públicos, formando polos para a prática de atividades físicas e promoção de saúde, o que está de acordo com o Programa Academia da Saúde (2). Por fim, o item IV descreve a redução dos riscos da população devido à inatividade física, associando-se diretamente ao Plano de Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis (4).
Assuntos: Saúde Pública, Educação Física, Políticas Públicas
Vídeo Sugerido: YouTube