Disciplina: Educação Física 0 Curtidas
As competências digitais são requisitos atuais e “urgentes” para
As competências digitais são requisitos atuais e “urgentes” para permitir que as pessoas possam acessar conhecimentos, compreender e interagir no mundo contemporâneo, logo, tais competências deveriam ser alvos de estudos e pesquisas por parto dos professores de Educação Física. Os jogos eletrônicos podem ser responsáveis na aquisição e desenvolvimento de várias habilidades, tais como:
I. leitura; pensamento lógico ;raciocínio.
II. observação; localização e representação espacial; a percepção visual.
III. resoluções de problemas, tomada de decisões e planejamento estratégico.
IV. coordenação motora (ampla e fina); memória (visual, auditiva, cinestésica).
São exemplos corretos de habilidades que podem ser desenvolvidos pelos jogos eletrônicos:
a)I, apenas.
b)I, II, apenas.
c)I, II,III, apenas.
d)II, III, IV, apenas.
e)I, II, III e IV.
Solução
Alternativa correta: c)I, II,III, apenas. De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa correta é c) I, II, III, apenas, porque os jogos eletrônicos podem de fato contribuir para o desenvolvimento de várias habilidades cognitivas, motoras e estratégicas, mas não incluem necessariamente todas as habilidades descritas na alternativa IV de maneira generalizada.
Primeiramente, as habilidades descritas em I (leitura, pensamento lógico, raciocínio) são frequentemente estimuladas em jogos eletrônicos, especialmente em jogos que envolvem narração, resolução de quebra-cabeças e desafios lógicos, como jogos de RPG e jogos de estratégia. Estes exigem do jogador habilidades de leitura para compreender as regras ou a narrativa, além de raciocínio lógico para tomar decisões e avançar no jogo.
As habilidades em II (observação, localização e representação espacial, percepção visual) e III (resolução de problemas, tomada de decisões e planejamento estratégico) também são amplamente desenvolvidas em jogos eletrônicos, especialmente em jogos que envolvem exploração, ação, ou estratégia. A necessidade de observar o ambiente, tomar decisões rápidas e planejar ações estratégicas são componentes cruciais em muitos tipos de jogos, como jogos de ação, simulação e estratégia.
No entanto, a alternativa IV (coordenação motora e memória) envolve habilidades que são mais específicas e podem não ser desenvolvidas de maneira tão generalizada em todos os tipos de jogos eletrônicos, especialmente quando não se trata de jogos que exigem interação física intensa ou jogos com foco em habilidades motoras. Por isso, a alternativa IV não é válida para todos os jogos eletrônicos, levando à exclusão dessa opção da resposta correta.
Assuntos: Educação Física, Tecnologia Educacional, Psicologia do Desenvolvimento
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