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Pobreza e desenvolvimento humano auxiliam no entendimento do perfil

Atualizado em 29/11/2024

Pobreza e desenvolvimento humano auxiliam no
entendimento do perfil da população, das
condições socioeconômicas e das necessidades
básicas, viabilizando a elaboração de estratégias
para a melhora da saúde e qualidade de vida.
Conhecendo a influência da situação
socioeconômica na qualidade de vida, o
Profissional de Educação Física tem maiores
condições de direcionar sua intervenção às
necessidades do público atendido, para isso é
importante
conhecer as condições
socioeconômicas e o estado de qualidade de
vida do público alvo.
Para avançar na temática "índices de pobreza e
desenvolvimento humano" e fazer uso dessa
ferramenta na atuação prática do profissional de
Educação Física é necessário seguir os seguintes
passos:

1. Utilizar ferramentas de avaliação de qualidade
de vida periodicamente para avaliar os efeitos
provocados pela prática de atividades físicas
nesse grupo, e direcionar futuros planejamentos.

2. Aplicar atividades de acordo com as
necessidades do grupo, visando sempre o
componente físico, psíquico e social.

3. Fazer um levantamento dos indicadores
Aniveis sobre a região na qual irá atuar para
conhecer o perfil da população alvo.

4. Considerar uma avaliação das condições
socioeconômicas no local onde ocorrerá
prática por meio de questionários e entrevistas,
no caso da indisponibilidade desses dados nos
sites dos órgãos responsáveis.

5. Direcionar a intervenção às necessidades
observadas no público que será atendido e
desenvolver um plano de ação que possa
minimizar os efeitos da escassez socioeconômica
e melhorar a qualidade de vida.

6. Refletir sobre os dados obtidos e quais as
principais necessidades população e carências
dessa população.

Assinale a alternativa que apresenta a ordem
correta dos passos realizados.

a) 4-2-1-5-3-6.
b) 6-3-1-4-5-2.
c) 3-4-6-5-2-1.
d) 2-6-1-5-4-3.
e) 5-4-2-3-1-6.


Solução

Alternativa correta: c) 3-4-6-5-2-1. De acordo com o gabarito AVA.


A alternativa c) 3-4-6-5-2-1 apresenta uma sequência lógica que segue o processo de diagnóstico e intervenção, começando com a compreensão do contexto socioeconômico e das necessidades da população-alvo. O primeiro passo necessário é levantar os indicadores da região, ou seja, entender o perfil socioeconômico da comunidade onde o profissional de Educação Física irá atuar. Isso é fundamental para saber as condições da população antes de qualquer intervenção, permitindo uma abordagem mais precisa e focada nas reais necessidades.



Em seguida, é essencial avaliar as condições socioeconômicas do local, especialmente quando essas informações não estão facilmente acessíveis por meio de dados públicos, como relatórios de órgãos responsáveis. Isso pode ser feito através de entrevistas e questionários, que ajudam a identificar fatores como a renda, acesso à saúde, educação e outros aspectos que impactam a qualidade de vida da população. Com esses dados, o profissional pode refletir sobre as necessidades e carências da população, o que ajuda a elaborar um diagnóstico adequado para o planejamento da intervenção.



Após compreender o contexto e as necessidades, o próximo passo é desenvolver um plano de ação que busque minimizar os efeitos da escassez socioeconômica e melhorar a qualidade de vida, focando nas áreas que precisam de mais atenção. A partir disso, o profissional pode aplicar atividades físicas que atendam às necessidades do grupo, considerando os aspectos físicos, psíquicos e sociais. Por fim, é importante usar ferramentas de avaliação de qualidade de vida de forma periódica, monitorando os efeitos da prática de atividades físicas e ajustando os planejamentos conforme necessário, para garantir que os objetivos sejam atingidos de forma eficaz.

Assuntos: Educação Física, Saúde Coletiva, Sociologia

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