Disciplina: Educação Física 0 Curtidas

O arremesso no handebol caracteriza-se por ser um movimento

Atualizado em 21/10/2024

O arremesso no handebol caracteriza-se por ser um movimento balístico do membro superior, no qual um objeto externo é propelido para fora do centro de massa do corpo. O conhecimento da anatomia e funções da articulação do ombro (glenoumeral) é fundamental para o entendimento e caracterização dos arremessos no handebol.

Com relação ao número de eixos de movimento, essa articulação pode ser classificada como:

A) Sem eixo de rotação
B) Não axial
C) Triaxial
D) Biaxial
E) Uniaxial


Solução

Alternativa correta: C) Triaxial. De acordo com o gabarito AVA.


A articulação glenoumeral, que é a articulação do ombro, é classificada como triaxial devido à sua capacidade de movimento em três eixos diferentes: flexão e extensão, abdução e adução, e rotação interna e externa. Essa característica permite uma ampla gama de movimentos que são essenciais para atividades como o arremesso no handebol, onde a mobilidade e a coordenação do braço são cruciais.



A classificação triaxial se distingue de outras classificações, como uniaxial (movimento em um eixo, como uma dobradiça) e biaxial (movimento em dois eixos, como uma articulação em sedente). A articulação do ombro, por sua estrutura complexa e a forma como os ossos se articulam, é projetada para suportar movimentos multidimensionais, o que a torna ideal para ações que envolvem força e precisão, como no arremesso.



Portanto, a alternativa C) triaxial é a resposta correta, pois reflete adequadamente a capacidade da articulação do ombro de realizar movimentos em três eixos, essenciais para a eficácia no arremesso no handebol.

Assuntos: Biomecânica do Arremess, Anatomia do Ombro, Prevenção de Lesões

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora