Disciplina: Educação Física 0 Curtidas
Os games começam a conquistar cada vez mais o público e deixam de ser
Os games começam a conquistar cada vez mais o público e deixam de ser brincadeira, diversão e entretenimento para se tornar um esporte profissional. Podem ser jogador por um jogador apenas (single player), mais de um jogador (multiplayer) e também em rede, que são os jogos on line. Eles agregam as diversas linguagens do ambiente virtual, trazem imagens e sons que se constituem em artefatos de grande fascínio tecnológico, econômico e social.
Segundo os estudos efetuados, é correto afirmar que:
I. As tecnologias utilizadas para jogar um game são chamadas de plataformas, e a principal plataforma é chamada de Exergame.
II. Os jogos eletrônicos requerem dos sujeitos habilidades viso-motoras, uma maior coordenação e pouco estimulam outras habilidades humanas.
III. Na Educação Física escolar os jogos eletrônicos devem ser abordados como uma prática corporal, um conteúdo que gera reflexões diversas.
IV. O profissional de Educação Física pode utilizar o jogo eletrônico como momento de integração, lazer, incentivo à autonomia, raciocínio, socialização e criatividade.
a) I, II, III, IV;
b) II, III, IV;
c) III, IV;
d) II, IV;
e) III, I.
Solução
Alternativa correta: c) III, IV. De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa correta é III e IV. A afirmação III é válida porque os jogos eletrônicos, quando utilizados no contexto da Educação Física escolar, oferecem uma rica oportunidade para discussões sobre prática corporal e seus impactos na vida dos alunos. Eles podem ser abordados como ferramentas que promovem a reflexão sobre a cultura do movimento, a inclusão e a saúde, possibilitando aos estudantes explorar questões relacionadas à atividade física, à competição e ao trabalho em equipe.
A afirmação IV também é correta, pois reconhece que o profissional de Educação Física pode integrar os jogos eletrônicos em sua prática pedagógica de maneiras que promovem a socialização e o lazer. Esses jogos podem incentivar a autonomia dos alunos, desafiando-os a desenvolver raciocínio estratégico e habilidades criativas. Além disso, ao proporcionar um espaço para interação e competição saudável, os jogos eletrônicos podem ser utilizados como uma forma de engajamento que valoriza a diversidade de interesses dos estudantes.
Por outro lado, as afirmações I e II estão incorretas. A definição de "Exergame" não se aplica a todas as plataformas de jogos, e a ideia de que os jogos eletrônicos apenas requerem habilidades viso-motoras e pouco estimulam outras habilidades é limitante. Na verdade, os jogos eletrônicos podem desenvolver uma ampla gama de competências, incluindo raciocínio lógico, trabalho em equipe e habilidades sociais, tornando-se um recurso valioso na educação física contemporânea.
Assuntos: Benefícios dos Jogos Eletrônicos na Educação, Desenvolvimento de Habilidades Motoras e Cognitivas, O Papel do Educador e a Prática Pedagógica
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