Disciplina: Educação Física 0 Curtidas
O tecido ósseo provê sustentação e estrutura ao corpo, sendo considera
O tecido ósseo provê sustentação e estrutura ao corpo, sendo considerado uma estrutura anatômica e um órgão fisiológico. No corpo humamo ele proporciona sustentação para o tórax e extremidades; alavanca para a função locomotora dos músculos esqueléticos; proteção para vísceras vulneráveis, entre outras funções.
Sobre as característica e o funcionamento do tecido ósseo como um todo, analise as seguintes sentenças:
I. O tecido ósseo é um tecido sólido, constantemente submetido a estresse que condicionam seu desenvolvimento e arquitetura estrutural. Ele se adapta aos estímulos mecânicos sofrendo atrofia ou hipertrofia de acordo com as leis mecânicas.
II. O osso é um material completamente rígido e sem flexibilidade. Para que não se torne quebradiço, ele apresenta uma parte mineral mais instável e uma parte orgânica composta por colágeno.
III. A remodelação óssea é modificada de acordo com o estresse mecânico. Se o osso for sobrecarregado, ou seja, submetido a forças que causam deformações plásticas, as quais produzem lesões internas sem que ocorra fratura, ele reage a essa sobrecarga com uma rápida e massiva hipertrofia.
IV. Estímulos mecânicos benéficos para o remodelamento ósseo podem ser adquiridos a partir de contrações da musculatura esquelética dos tipos concêntrica, excêntrica ou isométrica; por exemplo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:
A)Somente as afirmações I e II estão corretas.
B)Somente as afirmações I, III e IV estão corretas.
C)Somente as afirmações I e III estão corretas.
D)Todas as afirmações estão corretas.
E)Somente as afirmações II e IV estão corretas.
Solução
Alternativa correta: B)Somente as afirmações I, III e IV estão corretas. De acordo com o gabarito AVA.
A afirmação I está correta porque descreve o tecido ósseo como um tecido dinâmico que sofre adaptações baseadas em estímulos mecânicos, como a Lei de Wolff, que afirma que o osso se remodela de acordo com os esforços a que é submetido. Assim, o osso pode passar por atrofia (diminuição) ou hipertrofia (aumento) conforme o tipo e intensidade das forças que atuam sobre ele.
A afirmação II está incorreta porque o osso não é completamente rígido. Ele possui uma combinação de rigidez, devido à mineralização (fosfato de cálcio), e flexibilidade, proporcionada pelo colágeno, o que evita que o osso seja quebradiço. Se o osso fosse completamente rígido, ele seria mais propenso a fraturas.
As afirmações III e IV são corretas, pois explicam como o osso reage ao estresse mecânico (hipertrofia) e a importância dos estímulos mecânicos, como a contração muscular, no processo de remodelação óssea. A presença de tais estímulos ajuda a manter e melhorar a saúde óssea.
Assuntos: Biologia , Fisiologia , Anatomia
Vídeo Sugerido: YouTube