Disciplina: Educação Física 0 Curtidas

A Educação Física cumpre um significativo papel social. Das dimensões

Atualizado em 23/11/2024

A Educação Física cumpre um significativo papel social. Das dimensões da Saúde até a Inclusão Social, o papel e impacto profissional da área é abrangente em público e diversidade de atuação e significados. Sobre a atuação no campo da Inclusão Social, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
() Comos avanços nos processos de inclusão social, a educação física tem se tornado um campo profissional fundamental para colaborar com a inclusão de pessoas com deficiência a partir de seus saberes e práticas profissionais.
(()) A inclusão de alunos com deficiência no contexto escolar faz com que os professores de educação físicas busquem cada vez mais saberes para proporcionar um ensino inclusivo.
( ) A prática da atividade motora requer pré-requisito de saúde e capacidades físicas avançadas, sendo esse o fator que impossibilita a prática esportiva e motora para pessoas com deficiência.

Assinale a alternativa correta: Selecione uma alternativa:

a) F-V-V. O
b) V-V-V. O
c) V-V-F.
d) V-F-V. O
e) F-F-F. G


Solução

Alternativa correta: c) V-V-F. De acordo com o gabarito AVA.


A alternativa c) V-V-F é a correta porque reflete adequadamente a atuação da Educação Física no contexto da inclusão social de pessoas com deficiência. A primeira afirmação é verdadeira, pois a Educação Física tem, de fato, um papel fundamental na inclusão social. Ela oferece uma abordagem única para promover a participação de pessoas com deficiência em atividades físicas, ajudando a quebrar barreiras sociais e físicas e a integrar essas pessoas na sociedade, melhorando sua qualidade de vida e bem-estar.



A segunda afirmação também é verdadeira, já que a inclusão de alunos com deficiência nas escolas exige que os professores de Educação Física se atualizem e desenvolvam métodos pedagógicos mais inclusivos. Isso envolve a adaptação de atividades e a utilização de estratégias que atendam às necessidades específicas desses alunos, promovendo um ambiente de aprendizado acessível e participativo para todos.



Porém, a terceira afirmação é falsa. A ideia de que a prática de atividades motoras requer pré-requisitos de saúde ou capacidades físicas avançadas não é verdadeira, especialmente no contexto da inclusão. Para pessoas com deficiência, a prática esportiva e motora pode ser adaptada para atender suas necessidades, considerando suas habilidades e limitações. Existem diversas modalidades e estratégias de adaptação que tornam a atividade física acessível a todos, independentemente de sua condição física ou de saúde, permitindo uma participação inclusiva.

Assuntos: Educação Física, Educação Especial e Inclusiva, Psicologia Social

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