Disciplina: Filosofia 0 Curtidas
Inicialmente, a escola seria apenas um ambiente em que as disposições
Inicialmente, a escola seria apenas um ambiente em que as disposições típicas de classe começam a contribuir para hierarquizar os indivíduos, afetando o seu desempenho. Trazendo para a escola as características psicológicas que expressam adaptação às suas condições de classe, como "atitude resignada com relação ao fracasso" e "baixa autoestima", as grandes massas tendem ao desempenho mais fraco e a ter expectativas profissionais mais baixas, o que significa apenas uma "avaliação inconsciente das probabilidades objetivas de sucesso". É a força determinante do habitus de classe fazendo com que os membros das classes inferiores se "auto releguem" ao desempenho sofrível e a baixas expectativas profissionais. (SILVA, 1995, p. 29). SILVA, Gilda Olinto do Vale. Capital cultural, gênero e classe em Bourdieu. In: INFORMARE - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Volume 1, n.º 2, 1995. Disponível em http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/215/1/OlintoSilvaINFORMAREv1n2.pdf . Acesso em 15 de fevereiro de 2017.
Leia atentamente o trecho acima e, a partir de seus conhecimentos de Bourdieu, assinale a alternativa correta.
a) Para Bourdieu, o aluno que chega à escola destituído de capital cultural tem mais chance de fracasso escolar. b) Para Bourdieu, a escola busca superar a hierarquização de indivíduos. c) Para esse pensador, a escola é contra a adaptação. d) Bourdieu aponta a escola como instituição que pode contribuir para manter o status quo e, por isso, propõe que os alunos mudem os habitus. e) Bourdieu demonstra como as pessoas pobres têm baixa expectativa e, por isso, não conseguem capital cultural.
Solução
Faça login para continuar vendo as resoluções
Quer acessar mais resoluções? Faça login com sua conta para desbloquear nosso conteúdo!
Entrar