Disciplina: História 0 Curtidas

“Fatos sociais são criações históricas do povo, que refletem os seus

Atualizado em 15/01/2025

“Fatos sociais são criações históricas do povo, que refletem os seus costumes, tradições, sentimentos e cultura. A sua elaboração é lenta, imperceptível e feita espontaneamente pela vida social.”

No trecho acima, os pronomes em destaque referem-se, respectivamente

A) Ao povo e aos fatos sociais.
B) Aos costumes e criações históricas.
C) Às criações históricas e povo.
D) Aos fatos sociais e povo.
E) Aos fatos sociais e criações históricas.


Solução

Alternativa correta: A) Ao povo e aos fatos sociais. De acordo com o gabarito AVA.



A alternativa a) Ao povo e aos fatos sociais é a correta porque, no trecho, os pronomes "seus" e "sua" fazem referência a esses dois elementos de forma clara e lógica. O pronome "seus" está associado aos costumes, tradições, sentimentos e cultura, que são características atribuídas ao povo. Ou seja, o povo detém essas características, que formam um conjunto de práticas culturais e sociais que são consideradas como resultado da ação coletiva e histórica.



Já o pronome "sua" faz referência aos fatos sociais. O trecho menciona que a elaboração desses fatos é um processo que ocorre de maneira "lenta, imperceptível e feita espontaneamente pela vida social". O fato social, na teoria de Émile Durkheim, é um fenômeno coletivo que emerge da interação entre os indivíduos na sociedade. A frase enfatiza que os fatos sociais se constroem a partir da vida social, e é a sociedade, ou o povo, que os cria, ainda que de forma imperceptível.



Portanto, os pronomes "seus" e "sua" são utilizados para fazer a conexão entre o povo, que é a origem das práticas culturais e sociais mencionadas, e os fatos sociais, que surgem dessa interação social. Com isso, a alternativa a) é a correta, pois estabelece a relação adequada entre os elementos do trecho.

Assuntos: Sociologia, Teoria Sociológica, Linguística

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora