Disciplina: Matemática 0 Curtidas
Com base nessa perspectiva, avalie
Com base nessa perspectiva, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Com a BNCC, o professor deixa de ser o centro do processo educativo, guiando o estudante por todo o percurso educacional. Assim, ao propor um problema, ele apresentará ao aluno alternativas de resolução. Ao introduzir o tema, ele deverá indicar os recursos necessários que levarão os alunos à aprendizagem.
PORQUE
II. O ensino pode e deve ser contextualizado, problematizado, interdisciplinar e, certamente, tecnológico.
Analisando as asserções a seguir conclui-se que:
A)as asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B)as asserções I e II são proposições falsas.
C)as asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
D)a asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
E)a asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Solução
Alternativa correta: C)as asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. De acordo com o gabarito AVA.
I. Diz que com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o professor não é mais o centro do processo educativo, mas sim um guia que propõe problemas e apresenta alternativas para os alunos, indicando recursos para a aprendizagem.
II. Afirma que o ensino deve ser contextualizado, problematizado, interdisciplinar e tecnológico.
A BNCC realmente propõe uma mudança no papel do professor, para que ele facilite a aprendizagem ao invés de ser o foco principal. Além disso, a BNCC incentiva práticas de ensino que são contextualizadas, interdisciplinar, problematizadas e usam tecnologia, para conectar o aprendizado à realidade dos alunos.
Assim:
As duas asserções são verdadeiras.
A asserção II justifica a I, pois o modelo de ensino proposto na II (contextualizado, interdisciplinar etc.) é a razão pela qual o professor atua mais como guia do que como centro.
Resposta correta:
c. as asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Assuntos: Educação , Didática , Políticas
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