Disciplina: Matemática 1 Curtidas
O caminhar dos professores no desenvolvimento de suas tarefas,
O caminhar dos professores no desenvolvimento de suas tarefas, independente de estar ou não em sala de aula, emergem caminhos voltados a experiência do ensinar e do aprender. Isso significa que ele não só ensina, como também aprende todo e qualquer tipo de conhecimento. Essa prática está presente tanto na formação dele enquanto professor formador em serviço, como também formador para formar-se, ou seja, ele forma os seus estudantes para serem pessoas de conhecimentos articulados. Nós como docentes e em processo de formação, devemos discutir, melhores caminhos e estratégias que possibilitem a garantia no processo formativo, de acordo com vivências e reflexões sobre a prática. De acordo com as ideias de Nóvoa, o contexto escolar fornece subsídios ao professor para a sua profissionalização.
De acordo com as opções abaixo, marque aquela que fornece o subsídio comentado por Nóvoa
a) A ação prática do professor fornecerá subsídios para o desenvolvimento da carreira, no intuito de favorecer a experiência em campo.
b) A formação do professor em relação a escuta, o tornará qualificado para o trabalho desenvolvido em sala de aula.
c) O professor ao realizar em seu próprio contexto, formações em serviço, com certeza trarão ótimos resultados a profissionalização.
d) Um dos espaços de formação alternativos é a biblioteca da escola, ali encontra-se uma das possibilidades para enriquecer a prática.
e) O percurso da educação é um dos pilares necessários dentro do contexto escolar, sendo uma área voltada apenas pela teoria.
Solução
Alternativa correta: c) O professor ao realizar em seu próprio contexto, formações em serviço, com certeza trarão ótimos resultados a profissionalização. De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa c) "O professor ao realizar em seu próprio contexto, formações em serviço, com certeza trarão ótimos resultados à profissionalização" está alinhada com as ideias de Nóvoa porque destaca a importância das formações em serviço como um meio eficaz de promover o desenvolvimento contínuo do professor. De acordo com Nóvoa, o processo formativo do docente não se limita apenas à formação inicial, mas envolve um aprendizado constante e reflexivo durante toda a carreira, e esse aprendizado é muitas vezes mais significativo quando ocorre no próprio contexto de trabalho, ou seja, em sala de aula e nas práticas cotidianas da escola.
Essa proposta de formação em serviço permite que o professor reflita sobre suas ações, reconheça suas dificuldades e construa novas práticas pedagógicas, baseadas na vivência real do ensino. A prática pedagógica se torna, então, uma fonte de aprendizagem e não apenas um espaço para aplicação de teorias previamente adquiridas. Ao realizar essas formações no contexto em que atua, o docente pode integrar melhor a teoria à prática e transformar sua realidade de ensino de maneira mais eficaz.
Além disso, esse tipo de formação permite que o professor desenvolva um olhar mais crítico sobre suas práticas e sobre as necessidades dos alunos, adaptando-se a diferentes situações e contextos. Assim, as formações em serviço, como propõe Nóvoa, são essenciais para que o professor se profissionalize de maneira contínua e eficaz, melhorando constantemente sua atuação pedagógica e promovendo, dessa forma, um ensino de maior qualidade.
Assuntos: Pedagogia, Psicologia da Educação, Didática
Vídeo Sugerido: YouTube