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As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e

Atualizado em 17/12/2024

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, homologada pela Resolução CNE/CEB Nº 1, de 5 de julho de 2000, tem como objetivo garantir um modelo pedagógico diferenciado que atenda as especificidades dessa modalidade de ensino referentes às diferentes faixas etárias, perfis e situações de vida dos educandos. Para tanto estabelece como princípios da Educação de Jovens e Adultos: a equidade, a diferença e a proporcionalidade.

Considerando esse contexto, analise as seguintes afirmativas:



I – O Princípio da equidade refere-se à distribuição específica dos componentes curriculares da EJA nos diferentes níveis de ensino (Etapa I, Etapa II e Ensino Médio), proporcionando a igualdade de formação.



II – O Princípio da diferença pressupõe o reconhecimento da identidade própria dos jovens e dos adultos em seu processo formativo, valorizando o desenvolvimento de cada um, de seus conhecimentos e valores.



III - O Princípio da proporcionalidade pressupõe o desenvolvimento de espaços e tempos nos quais as práticas pedagógicas assegurem aos educandos identidade formativa comum aos demais participantes da escolarização básica através da oferta dos componentes curriculares de forma flexível.

Considerando as informações apresentadas, é correto o que se afirmar em:

a)I apenas.
b)III apenas.
c)I e III apenas.
d)II e III apenas.
e)I, II e III.


Solução

Alternativa correta: e)I, II e III. De acordo com o gabarito AVA.


I – O Princípio da equidade refere-se à distribuição específica dos componentes curriculares da EJA nos diferentes níveis de ensino (Etapa I, Etapa II e Ensino Médio), proporcionando a igualdade de formação.



Essa afirmativa está correta, pois o princípio da equidade na Educação de Jovens e Adultos (EJA) busca garantir que os alunos, independentemente da sua faixa etária e histórico de vida, tenham acesso à mesma qualidade de formação, com currículos ajustados às suas necessidades. A equidade assegura igualdade no acesso e no tratamento educacional.
II – O Princípio da diferença pressupõe o reconhecimento da identidade própria dos jovens e dos adultos em seu processo formativo, valorizando o desenvolvimento de cada um, de seus conhecimentos e valores.



Esta afirmativa também está correta. O princípio da diferença busca respeitar as especificidades de cada indivíduo, levando em consideração sua experiência de vida, suas vivências e valores. A EJA reconhece que jovens e adultos têm trajetórias e necessidades diferentes das das crianças, e que esses aspectos devem ser levados em consideração na construção de sua formação.
III – O Princípio da proporcionalidade pressupõe o desenvolvimento de espaços e tempos nos quais as práticas pedagógicas assegurem aos educandos identidade formativa comum aos demais participantes da escolarização básica através da oferta dos componentes curriculares de forma flexível.

Assuntos: Educação de Jovens e Adultos (EJA), Políticas Públicas Educacionais, Didática e Metodologia de Ensino

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