Disciplina: Outras Disciplinas 0 Curtidas

Durante a distribuição, alguns fármacos tendem a acumular-se em locais

Atualizado em 10/12/2024

Durante a distribuição, alguns fármacos tendem a acumular-se em locais específicos é o que chamamos de reservatório de fármacos. Esse fato prolonga a ação do fármaco que pode acarretar efeitos tóxicos, porém tem-se um processo reversível. Exemplo de locais onde os fármacos podem acumular-se são tecido adiposo, ossos e músculo.

O fármaco tiopental pode acumular-se na gordura corporal até 3 horas após a sua administração, esse é um exemplo clássico que:

A) O tiopental não deve ser usado na clínica médica;
B) O tiopental não deve ser usado por pessoas magras;
C) O tiopental cria reservatórios em pessoas obesas;
D) O tiopental promove aumento de peso;
E) O tiopental não deve ser usado por pessoas obesas;


Solução

Alternativa correta: C) O tiopental cria reservatórios em pessoas obesas. De acordo com o gabarito AVA.


A alternativa correta é c) O tiopental cria reservatórios em pessoas obesas, e isso se deve ao fato de que o tiopental é um fármaco lipofílico, ou seja, possui afinidade por tecidos ricos em gordura, como o tecido adiposo. Em pessoas com maior quantidade de gordura corporal, como as obesas, o tiopental tende a se acumular mais nesses tecidos, criando "reservatórios" que liberam o fármaco de forma mais lenta ao longo do tempo. Esse processo prolonga a ação do fármaco, o que pode resultar em uma sedação mais prolongada e aumentar o risco de efeitos tóxicos se o acúmulo não for monitorado adequadamente.



A principal razão para a acumulação do tiopental em pessoas obesas é que o tecido adiposo tem maior capacidade de armazenar substâncias lipossolúveis, como o tiopental. Quando o fármaco se acumula nos reservatórios adiposos, ele é liberado lentamente na corrente sanguínea, prolongando a duração de seus efeitos. Isso pode ser particularmente perigoso se o paciente não for monitorado, já que a liberação gradual pode afetar a função respiratória ou cardíaca de forma imprevisível.



Portanto, a alternativa c é a mais adequada, pois reconhece que o tiopental, por ser armazenado no tecido adiposo, pode ter um efeito prolongado e potencialmente tóxico em indivíduos obesos, que têm maior quantidade de gordura corporal. As demais alternativas estão incorretas porque não levam em consideração a dinâmica do acúmulo de fármaco no tecido adiposo, nem os riscos associados a essa acumulação.

Assuntos: Farmacologia, Fisiologia, Toxicologia

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora