Disciplina: Outras Disciplinas 0 Curtidas
Os barbitúricos aumentam o tempo de abertura dos canais do íon cloreto
Os barbitúricos aumentam o tempo de abertura dos canais do íon cloreto, concomitantemente aumentam também a amplitude da abertura desse canal e podem desenvolver seu mecanismo mesmo sem a presença do Ácido gama-aminobutírico conhecido como GABA.
Em comparação com os benzodiazepínicos, esses mecanismos citado a cima, faz com que os benzodiazepínicos sejam:
A) Mais seguros que os barbitúricos
B) Mais seguros que os benzodiazepínicos
C) Menos seguro que os benzodiazepínicos
D) Menos seguro que os barbitúricos
E) Igualmente seguro com os barbitúricos
Solução
Alternativa correta: A) Mais seguros que os barbitúricos . De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa correta é a. Mais seguros que os barbitúricos devido às diferenças nos mecanismos de ação dos barbitúricos e dos benzodiazepínicos. Os barbitúricos aumentam o tempo de abertura dos canais de cloreto de maneira mais intensa, o que leva a uma depressão mais profunda do sistema nervoso central. Além disso, eles podem ter um efeito depressor mesmo na ausência de GABA, o que significa que podem potencialmente causar overdose, depressão respiratória grave e até morte, especialmente quando usados em combinação com outras substâncias que também deprimem o sistema nervoso central.
Por outro lado, os benzodiazepínicos atuam de forma mais controlada, amplificando a ação do GABA, um neurotransmissor inibitório, nas sinapses. O efeito dos benzodiazepínicos é, portanto, dependente da presença de GABA, o que torna o efeito mais seguro e menos arriscado. Como resultado, os benzodiazepínicos têm uma margem terapêutica mais ampla e um risco menor de depressão respiratória severa, o que os torna mais seguros em comparação com os barbitúricos.
Além disso, os benzodiazepínicos são menos propensos a causar efeitos adversos graves, como coma ou morte, em casos de overdose, o que não é o caso com os barbitúricos, cujos efeitos podem ser fatais em doses excessivas. Por essas razões, os benzodiazepínicos são considerados mais seguros para o uso clínico em comparação com os barbitúricos.
Assuntos: Farmacologia, Toxicologia, Neurociências
Vídeo Sugerido: YouTube