Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas

Como essência, o homem é uma ideia completa, tornando-se objetivo

Atualizado em 29/02/2024

Como essência, o homem é uma ideia completa, tornando-se objetivo a ser alcançado por meio do ato educativo; tal completude é que nos permite diferenciar este ente dos demais. Por outro lado, olhar para o homem a partir de uma visão naturalista permite perceber diferentes modos segundo os quais este ente é construído ao longo do tempo, sob influência de diversos fatores (como parte da natureza), nos diferentes contextos nos quais ele está inserido. Para cada uma das tais concepções, o ato educativo se torna diferente em seu projeto.

Assinale a alternativa que se apresenta como a mais adequada em relação às duas concepções de homem apresentadas no trecho.

a) Toda consideração do homem se restringe à relação ideal/natural, não podendo ser pensada a partir de outros elementos. Deste modo, o ato educativo deve sempre refletir a opção por uma das tais concepções.
b) Ambas traduzem aspectos diferentes do que seja o homem, traduzindo o fenômeno humano por meio de elementos que se complementam entre uma e outra.
c) Uma delas parte da ideia de que o homem pode ser visto como completo e fixo em seu ser, enquanto a outra percebe o homem como elemento de uma realidade mutável mais ampla, porém que segue determinadas leis.
d) Nenhuma delas contribui para o ato educativo; considerando-se que sempre são parciais diante do fenômeno humano, não podem ser auxílio à ação intencional do professor.
e) Ambas são apenas teorias elaboradas para um entendimento pontual do homem; ou seja, a prática de um professor não pode assumi-las, devendo apenas considerá-las como complemento à prática.


Solução

Faça login para continuar vendo as resoluções

Quer acessar mais resoluções? Faça login com sua conta para desbloquear nosso conteúdo!

Entrar
Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora