Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas

Leia o texto a seguir: "Necessidade é tanto o conjunto de aspectos

Atualizado em 11/06/2024

Leia o texto a seguir:

"Necessidade é tanto o conjunto de aspectos considerados inerentes ao desenvolvimento dos professores novos sem o qual não se pode afirmar que possuem uma carência formativa, como o que o professorado manifesta como necessário e deseja obter uma capacitação para poder realizá-lo".

Fonte: ANTOLÍ, V. B. MUÑOS, RODRIGUES, B. F. Necesidades y propuestas de formación del profesorado novel de la Universidad de Barcelona. Revista de Currículum y Formación del Profesorado, Espanha, v. 5, n. 2, p. 1-24, 2001. p.3. Disponível em: http://www.ugr.es/~recfpro/rev52ARt4.pdf. Acesso em: 09 de março de 2021.

Ao pensar no que os professores realmente precisam saber para exercer uma prática pedagógica interdisciplinar, analise as asserções abaixo e a relação entre elas.

I - Os saberes docentes não precisam estar relacionados às teorias clássicas da Educação.

PORQUE

II - A partir das teorias clássicas de Educação, propõem-se inovações pedagógicas, como a interdisciplinaridade.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

a) Ambas as asserções são proposições falsas.
b) Ambas asserções são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c) Ambas asserções são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


Solução

Alternativa correta: d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. De acordo com o gabarito AVA.

A asserção I é falsa porque os saberes docentes precisam sim estar relacionados às teorias clássicas da Educação. Essas teorias fornecem a base fundamental sobre a qual se constrói a prática pedagógica. Ignorar as teorias clássicas significaria desconsiderar a rica tradição e os fundamentos estabelecidos que são essenciais para uma prática educativa bem-informada e eficaz.

Por outro lado, a asserção II é verdadeira, pois a partir das teorias clássicas de Educação surgem inovações pedagógicas, como a interdisciplinaridade. Essas teorias fornecem os fundamentos teóricos que permitem o desenvolvimento de novas abordagens pedagógicas. A interdisciplinaridade, por exemplo, é uma evolução das ideias tradicionais de ensino que busca integrar diferentes áreas do conhecimento, e essa inovação é baseada nos princípios estabelecidos pelas teorias clássicas.

Assuntos: Teorias Clássicas da Educação, Inovações Pedagógicas, Formação de Professores

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora