Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas

O desenvolvimento gráfico do desenho infantil passa por algumas etapas

Atualizado em 21/08/2024

O desenvolvimento gráfico do desenho infantil passa por algumas etapas, sendo que serão descritos cinco estágios de evolução embasado nas terias diversos autores, os quais, apesar de utilizarem nomenclaturas distintas, se assemelham nas características de cada etapa. Dentre os autores temos: George Henri Luquet; Levy Vygotstky; Vicktor Lowenfeld; e Jean Piaget.

Em relação ao segundo estágio do desenvolvimento da grafia, relacione a coluna A com a coluna B:

COLUNA A
I. George Henri Luquet
II. Vicktor Lowenfeld
III. Levy Vygotsky
IV. Jean Piaget


COLUNA B
Relação entre o desenho, pensamento e realidade, no entanto é visto dificuldade na correspondência de cores.
Fase pré-operatório, sendo que o desenho, o pensamento e a realidade são associados, no entanto, a cor é escolhida pela emoção e não baseada no objeto.
O objeto e a realidade são relacionados, sendo o desenho mais elaborado.
Presença de relação entre a forma e objeto, entretanto os desenhos são realizados com exagero ou omissão de partes. Há coordenação motora ainda não totalmente desenvolvida.

Alternativas:

a) I - 4; II - 1; III - 3; e IV - 2
b) I - 2; II - 3; III - 1; e IV - 4
c) I - 1; II - 2; III - 3; e IV - 4
d) I - 1; II - 2; III - 4; e IV - 3
e) I - 4; II - 2; III - 1; e IV - 3


Solução

Alternativa correta: C) I - 1; II - 2; III - 3; e IV - 4. De acordo com o gabarito AVA.

- George Henri Luquet descreve a fase em que há uma relação entre o desenho, o pensamento e a realidade, mas com dificuldades na correspondência de cores. Portanto, corresponde à descrição 1.
- Vicktor Lowenfeld refere-se à fase em que a cor é escolhida mais pela emoção do que pela correspondência com o objeto, o que se alinha com a descrição 2.
- Levy Vygotsky vê o desenho como mais elaborado e relaciona o objeto com a realidade, o que corresponde à descrição 3.
- Jean Piaget descreve uma fase com relação entre forma e objeto, mas com exagero ou omissão de partes e coordenação motora ainda em desenvolvimento, que corresponde à descrição 4.

Assuntos: Teorias da Aprendizagem e do Desenvolvimento Cognitivo, Desenvolvimento Infantil e Teorias do Desenvolvimento

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora