Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas
O processo de pensar e agir, por parte dos professores pedagogia
O processo de pensar e agir, por parte dos professores é uma das tarefas mais exigidas durante toda a formação, pois uma das ações que é extremamente realizada no decorrer do processo é compreender o que está funcionando ou não na própria prática pedagógica. Digamos que essa ação tem nome e sobrenome e está intimamente ligada a reflexão. Desse modo, entende-se que quando o professor faz o movimento de parar, pensar, dialogar e assim decidir como será o desenvolvimento das tarefas e/ou atividades, garante que suas práticas estejam em consonância com o pensar educativo, ou seja, ele mesmo fará o processo reflexivo e com isso, poderá conduzir e trazer melhores condições de apresentar o conhecimento (DEWEY, 1979).
A partir do texto acima é possível destacar que o professor desenvolve alguns movimentos importantes em sua ação. Marque a opção que atende:
Alternativas:
a)Parar, pensar e dialogar é um dos caminhos para atender melhor a demanda escolar.
b)Parar, escutar e fazer é um dos caminhos para atender melhor o contexto escolar.
c)Parar, refletir e agir é um dos caminhos para atender melhor o contexto escolar.
d)Parar, mover e esperar é uma das possibilidades que o professor pode desenvolver na formação.
e)Parar, ouvir e fazer é uma das possibilidades que o professor pode desenvolver na formação.
Solução
Alternativa correta: c)Parar, refletir e agir é um dos caminhos para atender melhor o contexto escolar. De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa c) Parar, refletir e agir é a correta porque está diretamente alinhada com o processo descrito no texto, em que o professor deve realizar uma ação reflexiva constante em sua prática pedagógica. O texto menciona que o professor precisa "parar" para observar e analisar a sua prática, o que é essencial para entender o que está funcionando ou não em suas abordagens de ensino. Essa pausa, nesse contexto, refere-se a um momento de introspecção e análise crítica, que são fundamentais para uma prática pedagógica eficaz.
Além disso, o ato de "refletir" é um passo necessário para transformar a observação em conhecimento prático. A reflexão permite ao professor avaliar suas ações, identificar pontos de melhoria e entender como suas decisões influenciam o processo de ensino-aprendizagem. Portanto, refletir é o meio pelo qual ele ajusta suas práticas para atender melhor as necessidades da turma e os objetivos educacionais.
Por fim, a ação de "agir" complementa o processo reflexivo, pois, após a reflexão, o professor precisa tomar decisões e implementar mudanças. Agir é a fase em que ele coloca em prática as modificações necessárias para melhorar o processo de ensino, o que é essencial para o sucesso na sala de aula. Dessa forma, a combinação de parar, refletir e agir é o caminho que garante que o professor desenvolva uma prática pedagógica eficaz e alinhada ao processo de aprendizagem.
Assuntos: Pedagogia, Psicologia Educacional, Didática
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