Disciplina: Química 1 Curtidas

Em uma situação de parada cardíaca, há aumento da produção de ácido

Atualizado em 29/02/2024

Em uma situação de parada cardíaca, há aumento da produção de ácido lático pelas células em hipóxia ou anóxia. Consequentemente, a concentração plasmática de prótons aumenta e o pH sanguíneo diminui. Para manter o equilíbrio ácido-base do organismo depende de sistemas-tampão extracelulares, sendo o principal o do íon bicarbonato, da função respiratória e da função renal. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:

I. O íon bicarbonato reage com o excesso de prótons, formando ácido carbônico que é convertido pela anidrase carbônica em gás carbônico e água. Em seguida, o sistema respiratório elimina o excesso de gás carbônico formado durante a reação química entre o íon bicarbonato e próton.
II. Para compensar a acidose metabólica causada pela parada cardíaca, o paciente apresentará hiperventilação para reduzir a pressão parcial de gás carbônico no sangue.
III. Os rins contribuem para neutralizar o excesso de prótons no plasma por meio da síntese de novos íons bicarbonato e aumento da excreção de prótons pelos néfrons.
IV. A administração intravenosa de bicarbonato de sódio no paciente vai disponibilizar mais íons bicarbonato para neutralizar o excesso de prótons liberados pelo ácido lático.

Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:

a) I, II, III e IV.
b) I, III e IV, apenas.
c) I, II e IV, apenas.
d) I, II e III, apenas.
e) II, III e IV, apenas.


Solução

Alternativa correta: a) I, II, III e IV. De acordo com o gabarito AVA.

Tenha bons estudos!!

Assuntos: Química da Parada Cardíaca

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora