Disciplina: Sociologia 0 Curtidas

Globalizar direitos fundamentais equivale a universalizá-los no campo

Atualizado em 29/02/2024

Globalizar direitos fundamentais equivale a universalizá-los no campo institucional. Só assim aufere humanização e legitimidade um conceito que, doutro modo, qual vem acontecendo de último, poderá aparelhar unicamente a servidão do porvir. A globalização política na esfera da normatividade jurídica introduz os direitos da quarta geração, que, aliás, correspondem à derradeira fase da institucionalização do Estado social. São direitos da quarta geração o direito à democracia, à informação e o direito ao pluralismo. (BONAVIDES, 2004,p. 571).

Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I - A relação dos direitos fundamentais com o exercício da cidadania – pensada de forma articulada globalmente, para além da esfera nacional – e com a Democracia - é umbilical.
PORQUE
II - Sem um regime político que permita a participação cidadã democrática, não é possível se falar de garantia dos direitos fundamentais.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d) As asserções I e II são proposições falsas.
e) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


Solução

Alternativa correta: A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. De acordo com o gabarito AVA.

I - A relação dos direitos fundamentais com o exercício da cidadania – pensada de forma articulada globalmente, para além da esfera nacional – e com a Democracia - é umbilical.
VERDADEIRO. Isso ocorre porque os Direitos Fundamentais são importantes para a garantia da dignidade de cada pessoa. Desse modo, o exercício da cidadania só é possível com a oferta de direitos e deveres para os cidadãos de uma nação.
Nesse sentido, o regime político Democracia é considerado como o mais adequado para a oferta de direitos e deveres iguais entre homens e mulheres.
II - Sem um regime político que permita a participação cidadã democrática, não é possível se falar de garantia dos direitos fundamentais.
VERDADEIRO. A participação do cidadão é essencial para a formação de uma sociedade mais democrática. Como exemplo prático da participação cidadã democrática, podemos citar: o direito ao voto nas eleições de 4 em 4 anos.

Resolução adaptada de: Brainly

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Assuntos: Direitos Fundamentais, Democracia, Cidadania

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar