Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas
Nesta obra, o autor optou por uma situação narrativa - UNIFESP 2017
Nesta obra, o autor optou por uma situação narrativa que se define pelo movimento de aproximação e distanciamento da substância sensível da realidade retratada, como forma de solidarizar-se com seus personagens e, ao mesmo tempo, sustentar uma posição crítica rigorosa ante a “desgraça irremediável que os açoita”. Relativiza, assim, a onisciência da terceira pessoa e reconstitui, pela via literária, o hiato entre seu saber de intelectual e a indigência dos retirantes – alteridade que buscou compreender pelo exercício artístico da palavra enxuta e medida. Com a cautela de quem não se permite explicitar significados ou avançar conclusões, o narrador condiciona a narração à expectativa dos personagens, através do uso intensivo do discurso indireto livre, que dá forma à sondagem interior pretendida e singulariza os destinos representados.
(Wander Melo Miranda. “Texto introdutório”. In: Silviano Santiago
(org). Intérpretes do Brasil, vol 2, 2000. Adaptado.)
Tal comentário aplica-se à obra
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Morte e vida severina, de João Cabral de Melo Neto.
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Os sertões, de Euclides da Cunha.
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Vidas secas, de Graciliano Ramos.
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Capitães da Areia, de Jorge Amado.
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Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa.
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