Disciplina: Direito Administrativo 0 Curtidas

CESPE/CEBRASPE - Segundo o STF, há princípios afetos à limitação

Atualizado em 13/05/2024

Segundo o STF, há princípios afetos à limitação material à ação normativa do Poder Legislativo que orientam o Estado a não agir imoderadamente ou com excessos no plano legislativo-tributário. São eles os princípios da

  1. legalidade e da capacidade contributiva.

  2. igualdade e da moralidade.

  3. transparência e da uniformidade.

  4. irretroatividade e da anterioridade.

  5. razoabilidade e da proporcionalidade.


Solução

Alternativa Correta: E) razoabilidade e da proporcionalidade.

O princípio da razoabilidade -> Pode ser entendido como aquele que impõe limites na atuação do gestor público, impondo limitações à discricionariedade do gestor. Ex. Aumentar a alíquota de um imposto ao ponto de torná-lo confiscatório, é uma forma de violação do princípio da razoabilidade.

O princípio da proporcionalidade -> Podemos atrelar o princípio da proporcionalidade com a adequação entre os meios e os fins. Por consequência, as imposições de obrigações tributária devem ser proporcionais ao aos fins almejados.

Embora haja discussão doutrinária sobre o conceito dos princípios acima, cumpre salientar que ambos princípios são considerados “sinônimos” pelo Supremo Tribunal Federal, prevalece a tese da fungibilidade entre os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade.

Resolução adaptada de: QConcursos

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Banca Examinadora: Cespe/Cebraspe

Ano da Prova: 2022

Assuntos: Regime Jurídico Administrativo

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar