Disciplina: Estatuto da Advocacia e da OAB, Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB 0 Curtidas
Alice Santos, advogada, está sendo investigada criminalmente por - OAB
Alice Santos, advogada, está sendo investigada criminalmente por ter, supostamente, cometido fraude contra o sistema previdenciário, em conjunto com Robson Lima, seu cliente, e Leonardo Melo, seu ex-cliente. O órgão competente do Ministério Público consulta a Dra. Alice Santos sobre seu interesse em efetuar colaboração premiada.
Com base na legislação aplicável, assinale a afirmativa que apresenta, corretamente, o que ela concluiu.
-
Poderá efetuar colaboração premiada contra Leonardo Melo, já que ele não ostenta mais a condição de seu cliente.
-
Poderá efetuar colaboração premiada contra Robson Lima, por se tratar de cliente que está sendo formalmente investigado como co-autor pela prática do mesmo crime.
-
Caso efetue colaboração premiada contra Robson Lima, estará sujeita a processo disciplinar, que poderá culminar na aplicação da pena de suspensão.
-
Caso efetue colaboração premiada contra Leonardo Melo, estará sujeita às penas do crime de violação do segredo profissional.
Solução
Alternativa Correta: D) Caso efetue colaboração premiada contra Leonardo Melo, estará sujeita às penas do crime de violação do segredo profissional.
A questão exige o conhecimento acerca da violação do sigilo profissional e da colaboração premiada, previstos no Estatuto da OAB – Lei 8.906/94, analisemos as alternativas:
a) Errada. Veja, é vedado ao advogado efetuar colaboração premiada contra quem seja ou tenha sido seu cliente, e a inobservância disso importará em processo disciplinar, que poderá culminar com a aplicação do disposto no inciso III do caput do art. 35 do Estatuto (exclusão dos quadros da OAB) sem prejuízo das penas previstas no art. 154 do CP (violação do segredo profissional), é o que nos diz o art. 6º-I do Estatuto da OAB.
Vejamos o que diz o art. 154 do CP: Revelar alguém, sem justa causa, segredo, de que tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão, e cuja revelação possa produzir dano a outrem: Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa de um conto a dez contos de réis. Desse modo, não poderá efetuar colaboração contra Leonardo e Robson.
b) Errada. Sendo cliente ou ex cliente, há o dever do sigilo profissional, exatamente por isso, não poderá efetuar a colaboração premiada, sob pena de cometer o crime de violação de segredo profissional e ser excluído dos quadros da OAB.
c) Errada. A pena poderá ser de exclusão.
d) Correta. Conforme vimos no comentário da alternativa A, lembrando que Alice também estará sujeita a exclusão dos quadros da OAB e que o mesmo se aplica se efetuar a colaboração premiada contra Robson.
Gabarito da professora: Letra D.
Resolução adaptada de: QConcursos
Edição do Exame: 39ª Edição
Ano do Exame: 2023
Assuntos: Dos Direitos e Perrogativas do Advogado
Vídeo Sugerido: YouTube