Disciplina: Estatuto da Advocacia e da OAB, Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB 0 Curtidas

Mariana deseja ingressar no quadro da Sociedade de Advogados XYZ - OAB

Atualizado em 24/07/2024

Mariana deseja ingressar no quadro da Sociedade de Advogados XYZ, na qualidade de associada, sem vínculo de emprego.

Ao pesquisar a legislação que rege a parceria em questão, Mariana descobriu que constitui cláusula essencial do contrato de associação

  1. a qualificação das partes, com referência expressa à inscrição no Conselho Seccional da OAB competente.

  2. a identificação da parte que terá a responsabilidade exclusiva pelos riscos e pelas receitas decorrentes da prestação do serviço.

  3. a forma de repartição da responsabilidade pelo fornecimento de condições materiais necessárias à execução dos serviços entre as partes, vedada a atribuição da totalidade das despesas exclusivamente a uma delas.

  4. a estabilidade da parceria, materializada na ausência de prazo determinado para a duração do contrato.


Solução

Alternativa Correta: A) a qualificação das partes, com referência expressa à inscrição no Conselho Seccional da OAB competente.

A questão exige o conhecimento acerca da sociedade de advogados prevista no Estatuto da OAB, Lei 8.906/94, analisemos os itens:

a) Correta. No contrato de associação, o advogado sócio ou associado e a sociedade pactuarão as condições para o desempenho da atividade advocatícia e estipularão livremente os critérios para a partilha dos resultados dela decorrentes, devendo o contrato conter, no mínimo qualificação das partes, com referência expressa à inscrição no Conselho Seccional da OAB competente, de acordo com o art. 17-B, I do Estatuto da OAB.

b) Errada. Na verdade, um dos requisitos que o contrato deve conter é a forma de repartição dos riscos e das receitas entre as partes, vedada a atribuição da totalidade dos riscos ou das receitas exclusivamente a uma delas, de acordo com o art. 17-B, II do Estatuto.

c) Errada. O contrato deve conter a responsabilidade pelo fornecimento de condições materiais e pelo custeio das despesas necessárias à execução dos serviços, de acordo com o art. 17-B, IV do Estatuto. Mas veja que não há vedação a atribuição de despesas para um único associado.

d) Errada. Na verdade, deve haver o prazo de duração do contrato, conforme o artigo 17-B, inciso V, do EOAB.

Resolução adaptada de: QConcursos

Edição do Exame: 39ª Edição

Ano do Exame: 2023

Assuntos: Sociedade dos Advogados

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora