Disciplina: Administração 0 Curtidas
Fabiano trabalha em uma empresa alimentícia, cujo processo de produção
Fabiano trabalha em uma empresa alimentícia, cujo processo de produção é continuo. Devido a necessidade de controle das variações e defeitos do processo foi solicitado algumas análises. Neste contexto, julgue as afirmações que se seguem e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.
( ) Naturalmente, o gráfico CUSUM não é um gráfico de controle porque faltam limites de controle.
( ) Um gráfico CUSUM é mais eficiente para detectar pequenas mudanças na média do processo.
( ) Um gráfico CUSUM pode ser mais lento para detectar grandes mudanças na média do processo.
( ) Em um gráfico de Shewhart, limites de controle superiores e inferiores são usados para decidir se um ponto sinaliza uma condição fora de controle. Em um gráfico CUSUM, os limites assumem a forma de um intervalo de decisão ou uma máscara V.
( ) O construção do Gráfico de Shewhart é mais complicada.
Agora, assinale a alternativa que representa a sequência correta:
Escolha uma:
A)V – V – V – F – V.
B)V – F – V – V – V.
C)F – V – V – V – V.
D)V – V – V – V – F.
E)V – V – F – V – V.
Solução
Alternativa correta: D)V – V – V – V – F. De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa d) "V – V – V – V – F" é correta devido à análise detalhada de cada uma das afirmações sobre os gráficos CUSUM e de Shewhart.
Primeiramente, a afirmação de que "naturalmente, o gráfico CUSUM não é um gráfico de controle porque faltam limites de controle" é verdadeira, pois o gráfico CUSUM utiliza uma linha de decisão ou uma máscara em vez dos limites de controle convencionais. Em vez de limites superior e inferior, ele avalia mudanças acumuladas no processo e é usado para detectar pequenas variações. Já a afirmação sobre o gráfico CUSUM ser mais eficiente para detectar pequenas mudanças também é verdadeira, uma vez que esse gráfico é especialmente projetado para captar mudanças pequenas na média de um processo com maior sensibilidade do que gráficos tradicionais.
A terceira afirmação de que o gráfico CUSUM pode ser mais lento para detectar grandes mudanças é verdadeira porque, ao focar em pequenas variações, ele pode não responder com a mesma rapidez a grandes alterações, que são mais facilmente percebidas por gráficos de Shewhart. A quarta afirmação, sobre os limites de controle dos gráficos de Shewhart e a "máscara V" do CUSUM, também é verdadeira, pois o gráfico CUSUM trabalha com uma linha de decisão diferente dos limites de controle usados no gráfico de Shewhart. Por fim, a última afirmação é falsa porque a construção do gráfico de Shewhart é mais simples, enquanto o gráfico CUSUM requer cálculos mais complexos e detalhados para acompanhar as variações do processo de forma contínua.
Assuntos: Estatística e Controle de Qualidade, Engenharia de Produção, Matemática Aplicada
Vídeo Sugerido: YouTube