Disciplina: Administração 0 Curtidas
O Modelo de Inteligência Emocional proposto por
O Modelo de Inteligência Emocional proposto por Daniel Goleman considera o conjunto de cinco competências, a saber: autopercepção, autorregulação, motivação, empatia e habilidades sociais. Essas cinco competências também formam duas outras competências, a social e a pessoal. Relacione as colunas a seguir, classificando as competências em social e pessoal. I. Autopercepção A. Competência Social II. Empatia B. Competência Pessoal III. Habilidades sociais IV. Motivação V. Autorregulação Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Selecione uma alternativa
a) I – A; II – A; III – B; IV – B; V – A.
b) I – B; II – B; III – A; IV – A; V – A.
c) I – B; II – A; III – A; IV – B; V – B.
d) I – A; II – B; III – B; IV – A; V – A.
Solução
Alternativa correta: b) I – B; II – B; III – A; IV – A; V – A. De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa correta é b) I – B; II – B; III – A; IV – A; V – A, pois ela classifica corretamente as competências do Modelo de Inteligência Emocional proposto por Daniel Goleman nas duas categorias: social e pessoal. A autopercepção (I) e autorregulação (V) são competências pessoais, pois envolvem o autoconhecimento e a capacidade de controlar e gerenciar as próprias emoções. Essas habilidades são essenciais para que o indivíduo consiga refletir sobre si mesmo e suas reações, impactando diretamente sua capacidade de tomar decisões e agir de maneira equilibrada.
A empatia (II) também está relacionada à competência pessoal, uma vez que a empatia permite que o indivíduo compreenda as emoções dos outros e se coloque no lugar deles, facilitando a construção de uma relação positiva com os outros, mas também exige um processo interno de entendimento emocional. Portanto, embora a empatia envolva interação social, ela depende de uma capacidade pessoal de perceber as emoções alheias.
Por fim, habilidades sociais (III) e motivação (IV) estão diretamente ligadas à competência social, pois ambas envolvem interações com o outro. Habilidades sociais referem-se à capacidade de construir e manter relações interpessoais saudáveis, enquanto motivação envolve a capacidade de influenciar e inspirar os outros, além de ser uma habilidade essencial para o sucesso em ambientes sociais e profissionais. As habilidades sociais e a motivação têm grande impacto nas relações e no ambiente em que o indivíduo está inserido, caracterizando-as como competências sociais.
Assuntos: Psicologia, Educação, Gestão de Pessoas
Vídeo Sugerido: YouTube