Disciplina: Direito 0 Curtidas

No que se refere à proteção do trabalho da mulher e a convenções

Atualizado em 20/08/2024

No que se refere à proteção do trabalho da mulher e a convenções e acordos coletivos de trabalho, julgue os itens seguintes, à luz da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF).



I É constitucional a instituição, por acordo coletivo ou convenção coletiva, de contribuições assistenciais a serem impostas a todos os empregados da categoria, ainda que não sindicalizados, desde que assegurado o direito de oposição.

II É inconstitucional, por violação do princípio da igualdade, o dispositivo da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que previa exclusivamente às trabalhadoras mulheres a obrigatoriedade de intervalo de 15 minutos antes do início de jornada extraordinária de trabalho.

III São constitucionais as convenções e os acordos coletivos que, ao considerarem a adequação setorial negociada, pactuam limitações ou afastamentos de direitos trabalhistas, independentemente da explicitação especificada de vantagens compensatórias, desde que respeitados os direitos absolutamente indisponíveis.

Assinale a opção correta.

a) Apenas o item I está certo.
b) Apenas o item II está certo.
c) Apenas os itens I e III estão certos.
d) Apenas os itens II e III estão certos.
e) Todos os itens estão certos.


Solução

Alternativa correta: C) Apenas os itens I e III estão certos.

O item I está correto, pois o Supremo Tribunal Federal (STF) já decidiu que é constitucional a instituição de contribuições assistenciais por acordo coletivo ou convenção coletiva, desde que seja assegurado o direito de oposição dos empregados não sindicalizados.

O item II está incorreto, pois o dispositivo da CLT que previa exclusivamente às trabalhadoras mulheres a obrigatoriedade de intervalo de 15 minutos antes do início de jornada extraordinária de trabalho foi considerado constitucional pelo STF, pois visa proteger a saúde e a segurança das trabalhadoras mulheres.

O item III está correto, pois o STF já decidiu que as convenções e os acordos coletivos podem pactuar limitações ou afastamentos de direitos trabalhistas, independentemente da explicitação de vantagens compensatórias, desde que respeitados os direitos absolutamente indisponíveis.

Assuntos: Direito do Trabalho, Requisitos de validade e formalidades

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora