Disciplina: Direito 0 Curtidas
"O número de candidatas eleitas neste domingo (7) para deputada federa
"O número de candidatas eleitas neste domingo (7) para deputada federal aumentou. A bancada feminina, até então composta por 53 parlamentares, agora terá 77 integrantes, o que representa 15% das 513 vagas na Câmara de Deputados, o percentual era de 10". (BRANDINO et al., 2018, [s.p.])
Dentre as 1626 vagas para deputados distritais, estaduais, federais e senador, apenas 65 foram preenchidas por candidatos que se autodeclaram pretos nas eleições 2018. Eles são 4% dos eleitos neste ano". (DANTAS; GELAPE, 2018, [s.p.])
As reportagens de jornais descrevem um cenário de eleições no qual:
Alternativas:
a)O reconhecimento das diferenças foi plenamente contemplado.
b)O equilíbrio de poder político entre os diferentes grupos sociais foi garantido.
c)As desigualdades sofridas pelas mulheres e pelos negros na sociedade brasileiras estão refletidas.
d)O aumento exponencial da presença de mulheres na Câmara de Deputados sinaliza o fim das desigualdades de gênero no Brasil.
e)O número de negros eleitos para deputados distritais, estaduais, federais e senador comprovam que o Brasil é uma democracia racial.
Solução
Alternativa correta: c)As desigualdades sofridas pelas mulheres e pelos negros na sociedade brasileiras estão refletidas. De acordo com o gabarito AVA.
A resposta correta é a alternativa c) porque os dados apresentados nas reportagens revelam que, apesar de um leve avanço na representatividade, as mulheres e pessoas negras continuam sub-representadas nos espaços de poder político. As mulheres passaram de 10% para 15% das cadeiras na Câmara dos Deputados, e apenas 65 pessoas negras foram eleitas entre as 1626 vagas disponíveis para os cargos legislativos. Esses números são muito inferiores à proporção que esses grupos representam na sociedade brasileira, evidenciando uma desigualdade histórica ainda não superada.
Além disso, o fato de que apenas 4% dos eleitos se autodeclaram pretos, em um país onde mais da metade da população é negra (pretos e pardos), mostra que ainda há barreiras estruturais e sociais que dificultam o acesso igualitário desses grupos ao poder. Isso demonstra que o sistema político não reflete com fidelidade a diversidade da população brasileira.
Portanto, ao invés de indicar um equilíbrio de poder ou o fim das desigualdades, os dados revelam a permanência de desigualdades sociais e raciais no Brasil. As reportagens evidenciam como essas desigualdades estão espelhadas na composição dos representantes eleitos, reforçando a ideia de que o reconhecimento e a inclusão plena dessas populações ainda são desafios para a democracia brasileira.
Assuntos: Sociologia, História, Atualidades
Vídeo Sugerido: YouTube