Disciplina: Direito 0 Curtidas

Ordene as palavras a seguir para preencher estas lacunas: Os textos 3

Atualizado em 21/02/2025

Ordene as palavras a seguir para preencher estas lacunas: Os textos 3 e 4 estão relacionados porque são diferentes versões de um mesmo Projeto de Lei, sendo que o texto 3 foi publicado em ______ e o texto 4, em ______. Nesse sentido, o texto 4 apresenta uma proposição mais ______ em relação ao que foi originalmente apresentado no texto 3. Isso porque o texto 3 previa apenas a proibição de celulares nas ______ públicas do país, enquanto o texto 4 proíbe qualquer dispositivo eletrônico _______ em salas de aula de forma geral, incluindo as instituições de ensino básico e superior do país. Ou seja, ele ______ o escopo da lei. Além disso, o texto 4 inclui que o uso desses aparelhos em atividades ______-______ é uma situação em que o uso está ______ nas instituições de ensino brasileiras.


Solução

Alternativa correta: 2007, 2009, específica, escolas, portátil, amplia, didático, pedagógicas, autorizado. De acordo com o gabarito AVA.


A alternativa correta é a 2007, 2009, específica, escolas, portátil, amplia, didático, pedagógicas, autorizado porque ela preenche as lacunas de maneira coerente e lógica com base no contexto de um Projeto de Lei. O texto 3 foi publicado em 2007, e o texto 4 foi publicado em 2009, e as diferenças entre eles dizem respeito à abrangência das proposições. O texto 3 propunha uma medida mais específica, tratando apenas da proibição de celulares nas escolas públicas. Já o texto 4 apresenta uma proposta mais geral, proibindo dispositivos portáteis em salas de aula de forma abrangente, incluindo todas as instituições de ensino, tanto no nível básico quanto superior, o que amplia o escopo da legislação original.



A diferença de escopo fica clara com a mudança de foco do texto 3 para o texto 4. O texto 4 vai além, propondo restrições a dispositivos portáteis em qualquer ambiente de ensino, enquanto o texto 3 se limitava a escolas públicas. Essa ampliação reflete um entendimento mais amplo da questão do uso de tecnologia nas salas de aula e seus impactos no ambiente educacional.



Além disso, o texto 4 também inclui situações em que o uso desses dispositivos pode ser autorizado, como em atividades didáticas ou pedagógicas, e deixa claro que o uso em circunstâncias que não envolvem a aprendizagem formal, como atividades extracurriculares, está autorizado, oferecendo um equilíbrio entre a proibição e a promoção de recursos tecnológicos úteis para o ensino.

Assuntos: Educação, Direito, Tecnologia Educacional

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