Disciplina: Direito 0 Curtidas
Qual é a principal contribuição da Teoria Sociointeracionista da
Qual é a principal contribuição da Teoria Sociointeracionista da Linguagem para os modelos que procuram reproduzir o funcionamento da comunicação humana?
Escolha uma:
A) O conceito de atitude responsiva ativa.
B) A noção de que a língua é o código utilizado para a comunicação.
C) O conceito de formação imaginária.
D) A noção de sujeito descentrado.
E) A noção de que a língua é determinada pela história.
Solução
Alternativa correta: A) O conceito de atitude responsiva ativa. De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa a) O conceito de atitude responsiva ativa é a correta porque reflete um dos pilares centrais da Teoria Sociointeracionista da Linguagem, que é a visão de que a linguagem se desenvolve e é adquirida através da interação social. Para Vygotsky, a linguagem não é apenas um código para a comunicação, mas uma ferramenta que é aprendida e utilizada por meio de interações com outros indivíduos. Nesse processo, o sujeito não é um receptor passivo, mas participa ativamente na construção do significado, respondendo de forma dinâmica às mensagens e adaptações dos interlocutores.
A atitude responsiva ativa enfatiza a ideia de que, durante a comunicação, cada interlocutor não apenas transmite informações, mas também responde ao que o outro diz, modificando suas respostas com base na interação. Esse conceito destaca o papel da interação social como fundamental no desenvolvimento da linguagem, e o processo de aprender e usar a língua é entendido como algo relacional e contextual, sempre influenciado pelo ambiente social em que se dá a comunicação.
Além disso, essa concepção vai além da visão de que a linguagem é um simples código para transmitir mensagens. Ela sugere que a linguagem é um processo ativo de construção conjunta de significados, que ocorre dentro de um contexto social e cultural. Essa interação ativa e responsiva é, portanto, uma característica essencial da teoria sociointeracionista, pois implica que a comunicação humana depende não apenas da transmissão de um conteúdo preestabelecido, mas de um processo contínuo de troca e adaptação entre os interlocutores.
Assuntos: Linguística, Psicologia, Educação
Vídeo Sugerido: YouTube