Disciplina: Educação Física 0 Curtidas

De maneira geral, considerando os alcances e limites

Atualizado em 10/04/2025

De maneira geral, considerando os alcances e limites da pesquisa cientifica na área do meio ambiente no campo da Educação Física, temos por um lado dificuldades e por outro um ponto positivo.
I. O ponto positivo da parte cientifica do meio ambiente no campo da Educação Física diz respeito ao aumento de atores (pesquisadores/autores, e veículos de comunicação) envolvidos em dinâmicas que envolvem encontros entre a Educação Física e o campo ambiental.

PORQUE

II. As dificuldades impostas pela posição ainda bastante periférica dos discursos construídos a partir dos encontros da Educação Física e do meio ambiente, ainda sendo limitados a construção de diálogos críticos e questionadores.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Escolha uma:

A)A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
B)As asserções I e II são proposições falsas.
C)As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
D)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
E)A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.


Solução

Alternativa correta: D)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I. De acordo com o gabarito AVA.


A alternativa D ("As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I") é correta porque ambas as afirmações apresentadas são verdadeiras, mas a relação entre elas não é de justificativa.



A asserção I destaca um ponto positivo, que é o aumento de atores envolvidos no campo da Educação Física e Meio Ambiente, como pesquisadores e veículos de comunicação. Isso demonstra que o campo da Educação Física tem se expandido e se aproximado de questões ambientais, o que é um avanço importante. O aumento da participação desses atores reflete um interesse crescente e uma maior conscientização sobre os impactos ambientais nas práticas da Educação Física.



Já a asserção II menciona dificuldades relacionadas à periferização dos discursos sobre meio ambiente na Educação Física, ou seja, as discussões sobre esse tema ainda são limitadas e não conseguem se expandir ou se aprofundar de maneira crítica. Embora seja verdade que a área enfrenta essas limitações, essa dificuldade não justifica diretamente o aumento de atores mencionados na primeira asserção. A presença crescente de atores e o desenvolvimento de debates sobre o meio ambiente podem ocorrer mesmo diante dessas dificuldades, não sendo a escassez de diálogos críticos a razão para o aumento de discussões. Portanto, a relação entre as duas proposições não é de justificativa, mas ambas são verdadeiras, o que torna a alternativa D a correta.

Assuntos: Educação , Pesquisa , Sociologia

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