Disciplina: História 0 Curtidas

A charge satiriza à chamada "política do Big Stick", desenvolvida pelo

Atualizado em 25/02/2025

A charge satiriza à chamada "política do Big Stick", desenvolvida pelo presidente norte-americano Theodore Roosevelt, que se manifestou por meio das contínuas intervenções diretas e indiretas em assuntos internos dos países latino-americanos. Do respeito ao princípio da autonomia e da independência dos povos nativos do continente americano. Da Guerra de Secessão com os países do caribe e da anexação de territórios mexicanos. De uma reforma ampla do sistema policial, a fim de melhor reprimir as

A charge satiriza à chamada "politica do Big Stick", desenvolvida pelo presidente norte-americano Theodore Roosevelt, que se manifestou por meio

a) do respeito ao principio da autonomia e da independência dos povos nativos do continente americano.
b) de uma reforma ampla do sistema policial, a fim de melhor reprimir as revoltas da população negra
c) da Guerra de Secessão com os países do caribe e da anexação de territórios mexicanos.
d) das continuas intervenções diretas e indiretas em assuntos internos dos países latino-americanos
e) de uma politica interna com a qual se pretendeu corrigir os excessos do sistema federativo.


Solução

Alternativa correta: d) das continuas intervenções diretas e indiretas em assuntos internos dos países latino-americanos. De acordo com o gabarito AVA.


A alternativa d) das contínuas intervenções diretas e indiretas em assuntos internos dos países latino-americanos é a correta porque ela descreve precisamente a essência da política do Big Stick de Theodore Roosevelt. Essa política foi uma forma de diplomacia baseada na ideia de que os Estados Unidos deveriam usar sua força militar, caso necessário, para garantir sua influência na América Latina, enquanto tentavam resolver disputas de forma pacífica. A frase "falar suavemente, mas carregar um grande bastão" resumiu essa abordagem, pois indicava que a negociação e a diplomacia deveriam ser priorizadas, mas a ameaça de força estava sempre presente.



A política do Big Stick levou os Estados Unidos a intervirem frequentemente nos assuntos internos de países latino-americanos para garantir a estabilidade da região, desde que isso fosse de interesse dos EUA. Isso pode ser visto em ações como a intervenção na República Dominicana, a construção do Canal do Panamá, e a constante presença militar no Caribe. A intenção era, principalmente, garantir a segurança e a hegemonia econômica dos Estados Unidos sobre a América Latina, muitas vezes à custa da soberania dos países da região.



Portanto, a alternativa d é a mais precisa, pois ela aborda as intervenções diretas e indiretas dos Estados Unidos em países latino-americanos, que foram uma característica marcante da política externa de Roosevelt. As demais alternativas não correspondem diretamente aos princípios fundamentais dessa política, como o respeito à autonomia dos países (alternativa a) ou a reforma do sistema policial interno (alternativa b).

Assuntos: História, Relações Internacionais, Ciência Política

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora