Disciplina: Outras Disciplinas 0 Curtidas
Um artigo publicado no portal da Revista Exame traz algumas técnicas
Um artigo publicado no portal da Revista Exame traz algumas técnicas de especialistas para sustentar uma conversa. Uma delas é “pensar como um jornalista”. Leia o excerto a seguir.
“Entre as diversas TED Talks sobre conversação disponíveis, uma das mais charmosas é da jornalista Celeste Headlee. “Pode soar como uma questão engraçada, mas temos de nos perguntar: Existe uma habilidade mais importante no século 21 do que ser capaz de manter uma conversa coerente e tranquila?”, indaga. Para manter uma conversa assim com diversos tipos de pessoa, de caminhoneiros a vencedores do prêmio Nobel, ela criou 10 regras básicas. “Tudo se resume ao mesmo conceito básico, que é o seguinte: estar interessado nas outras pessoas"”. É importante fazer perguntas abertas e lembrar que, para cada estilo de comunicação, existe uma forma de perguntar. Neste contexto, julgue as afirmativas a seguir.
I. As perguntas, na comunicação afirmativa, são adequadas quando a conversa exige a igualdade de pensamento.
II. No estilo de comunicação de argumentação, a pergunta é necessária quando o emissor precisa de informações do interlocutor para fortalecer a sua base de argumentação.
III. As perguntas, no estilo afirmativo, reafirmam o discurso, pois o interlocutor tem um pensamento semelhante sobre o assunto e o objetivo da comunicação.
IV. No estilo de comunicação de empatia, a pergunta estimula a participação do outro.
Agora, responda. Quais estão CORRETAS?
Escolha uma:
A)I, II, III e IV.
B)II, III e IV, apenas. Incorreto
C)I, III e IV, apenas.
D)I, II e IV, apenas.
E)I, II e III, apenas.
Solução
Alternativa correta: D)I, II e IV, apenas. De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa correta é D. I, II e IV, apenas, porque as afirmações I, II e IV refletem corretamente as abordagens das diferentes formas de comunicação, enquanto a afirmação III apresenta uma interpretação equivocada do estilo afirmativo de comunicação.
Primeiramente, a afirmação I é verdadeira, pois no estilo afirmativo, as perguntas realmente servem para confirmar a igualdade de pensamento entre os interlocutores. Esse tipo de pergunta busca estabelecer consenso, reafirmando um ponto comum, o que facilita o entendimento mútuo durante a conversa. Já a afirmativa II também está correta, já que, no estilo de argumentação, as perguntas são essenciais para obter informações que fortaleçam a base de um argumento, seja para apoiar a posição do emissor ou desafiar a do outro, criando um debate construtivo.
A afirmativa IV, por sua vez, descreve corretamente o estilo de comunicação empática. Nesse tipo de comunicação, a pergunta tem o objetivo de promover a participação do interlocutor, incentivando-o a compartilhar suas ideias e sentimentos, o que é fundamental para construir uma conexão emocional e fomentar o entendimento entre as partes. A afirmativa III, no entanto, está equivocada, pois ao afirmar que no estilo afirmativo as perguntas apenas reafirmam o discurso de forma igualitária, ignora o fato de que pode haver uma leve discordância ou uma visão complementada, desde que o foco esteja em uma construção coletiva do pensamento.
Assuntos: Linguística e Comunicação, Psicologia, Filosofia e Retórica
Vídeo Sugerido: YouTube