Disciplina: Outras Disciplinas 0 Curtidas

Um artigo publicado no portal da Revista Exame traz algumas técnicas

Atualizado em 28/01/2025

Um artigo publicado no portal da Revista Exame traz algumas técnicas de especialistas para sustentar uma conversa. Uma delas é “pensar como um jornalista”. Leia o excerto a seguir.
“Entre as diversas TED Talks sobre conversação disponíveis, uma das mais charmosas é da jornalista Celeste Headlee. “Pode soar como uma questão engraçada, mas temos de nos perguntar: Existe uma habilidade mais importante no século 21 do que ser capaz de manter uma conversa coerente e tranquila?”, indaga. Para manter uma conversa assim com diversos tipos de pessoa, de caminhoneiros a vencedores do prêmio Nobel, ela criou 10 regras básicas. “Tudo se resume ao mesmo conceito básico, que é o seguinte: estar interessado nas outras pessoas"”. É importante fazer perguntas abertas e lembrar que, para cada estilo de comunicação, existe uma forma de perguntar. Neste contexto, julgue as afirmativas a seguir.



I. As perguntas, na comunicação afirmativa, são adequadas quando a conversa exige a igualdade de pensamento.

II. No estilo de comunicação de argumentação, a pergunta é necessária quando o emissor precisa de informações do interlocutor para fortalecer a sua base de argumentação.

III. As perguntas, no estilo afirmativo, reafirmam o discurso, pois o interlocutor tem um pensamento semelhante sobre o assunto e o objetivo da comunicação.

IV. No estilo de comunicação de empatia, a pergunta estimula a participação do outro.

Agora, responda. Quais estão CORRETAS?

Escolha uma:

A)I, II, III e IV.
B)II, III e IV, apenas. Incorreto
C)I, III e IV, apenas.
D)I, II e IV, apenas.
E)I, II e III, apenas.


Solução

Alternativa correta: D)I, II e IV, apenas. De acordo com o gabarito AVA.


A alternativa correta é D. I, II e IV, apenas, porque as afirmações I, II e IV refletem corretamente as abordagens das diferentes formas de comunicação, enquanto a afirmação III apresenta uma interpretação equivocada do estilo afirmativo de comunicação.



Primeiramente, a afirmação I é verdadeira, pois no estilo afirmativo, as perguntas realmente servem para confirmar a igualdade de pensamento entre os interlocutores. Esse tipo de pergunta busca estabelecer consenso, reafirmando um ponto comum, o que facilita o entendimento mútuo durante a conversa. Já a afirmativa II também está correta, já que, no estilo de argumentação, as perguntas são essenciais para obter informações que fortaleçam a base de um argumento, seja para apoiar a posição do emissor ou desafiar a do outro, criando um debate construtivo.



A afirmativa IV, por sua vez, descreve corretamente o estilo de comunicação empática. Nesse tipo de comunicação, a pergunta tem o objetivo de promover a participação do interlocutor, incentivando-o a compartilhar suas ideias e sentimentos, o que é fundamental para construir uma conexão emocional e fomentar o entendimento entre as partes. A afirmativa III, no entanto, está equivocada, pois ao afirmar que no estilo afirmativo as perguntas apenas reafirmam o discurso de forma igualitária, ignora o fato de que pode haver uma leve discordância ou uma visão complementada, desde que o foco esteja em uma construção coletiva do pensamento.

Assuntos: Linguística e Comunicação, Psicologia, Filosofia e Retórica

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora