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Você foi chamado para uma entrevista em uma escola com concepção de
Você foi chamado para uma entrevista em uma escola com concepção de ensino construtivista e, como parte do processo, precisa pensar em um plano de aula na lógica do planejamento reverso. A equipe que estava te avaliando apresentou a seguinte habilidade: (EF01CI02) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções. A partir da habilidade proposta, analise as sentenças abaixo: I- O objetivo de aprendizagem pode trazer como ação do aluno reconhecer as partes do seu corpo. II- Sendo uma habilidade do segundo ano, é possível considerar procedimentos de leitura e escrita mais elaborados. III- Entre as ações propostas, o professor pode considerar a cópia de um texto presente no livro didático utilizado pela escola. Podemos considerar como sentenças
Corretas, apenas: Escolha uma
A) I e II.
B) II e III.
C) I e III.
D) Apenas a sentença I está correta.
E) I, II e III.
Solução
Alternativa correta: D) Apenas a sentença I está correta. De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa D) Apenas a sentença I está correta é a mais adequada porque, ao analisar as sentenças, percebe-se que apenas a sentença I está totalmente alinhada com a proposta de aprendizagem para o segundo ano do ensino fundamental.
A sentença I é válida porque a habilidade proposta envolve o reconhecimento e a representação das partes do corpo humano. Pedir para o aluno reconhecer as partes do próprio corpo é uma ação que está de acordo com o nível de desenvolvimento da criança nessa fase, focando em uma abordagem mais concreta e prática do conhecimento. Isso se encaixa bem na proposta de um ensino mais próximo da vivência do aluno, o que é característico do ensino construtivista.
Por outro lado, a sentença II sugere a utilização de procedimentos de leitura e escrita mais elaborados, o que não é completamente adequado ao segundo ano, pois as crianças ainda estão em um processo inicial de alfabetização. A aprendizagem de leitura e escrita no segundo ano ainda envolve textos simples e atividades mais básicas. Já a sentença III propõe a cópia de um texto, que não está em consonância com a metodologia construtivista, pois ela se foca mais em ações passivas do aluno, em vez de incentivá-lo a explorar ativamente e refletir sobre o conteúdo.
Assuntos: Educação Infantil e Ensino Fundamental, Didática e Planejamento de Ensino, Psicologia do Desenvolvimento
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