Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas

"A liderança docente ocorre diante dos processos de ensino e de

Atualizado em 10/12/2024

"A liderança docente ocorre diante dos processos de ensino e de aprendizagem. Considerando que o ensino tem como foco a aprendizagem intencional, o papel do líder é justamente gerir essa aprendizagem. "

Assinale a alternativa correta em relação à seguinte declaração:

A) Dentro do processo de ensino, a estratégia de exposição deve ser a mais utilizada, por se tratar de um recurso dialógico que favorece a troca entre o professor e os estudantes propiciando melhor compreensão e entendimento do exposto.
B) Direcionar normas, regras e comportamentos deve ser uma tarefa instrutiva, diretiva e unilateral do professor, ela não necessita de acordo entre quem gerenciará - o professor, e quem atenderá às normas - o estudante.
C) A aprendizagem é qualquer mudança relativamente permanente no comportamento, e que resulta de experiência ou prática. Portanto, se caracteriza por escolha, tomada de decisão; demanda a vontade, atenção, percepção, ativação de memória, motivação e movimento de outro indivíduo - estudante. O professor precisa dispor relação favorável e harmoniosa, ressaltando do estudante a combinação entre consciência e atitude para evidenciar de fato, a aprendizagem.
D) Na prática docente, o professor deve considerar o espaço da sala de aula estritamente para a aprendizagem dos conteúdos conceituais e factuais dispostos no currículo.


Solução

Alternativa correta: C) A aprendizagem é qualquer mudança relativamente permanente no comportamento, e que resulta de experiência ou prática. Portanto, se caracteriza por escolha, tomada de decisão; demanda a vontade, atenção, percepção, ativação de memória, motivação e movimento de outro indivíduo - estudante. O professor precisa dispor relação favorável e harmoniosa, ressaltando do estudante a combinação entre consciência e atitude para evidenciar de fato, a aprendizagem. De acordo com o gabarito AVA.


A alternativa C é a correta porque ela compreende a aprendizagem de forma ampla e fundamentada em teorias educacionais contemporâneas, que a definem como uma mudança relativamente permanente no comportamento do aluno, resultante de experiências e práticas. A aprendizagem não é apenas uma questão de repetição ou simples mudança de comportamento, mas envolve escolhas, tomada de decisão, e é profundamente influenciada pela motivação, atenção e percepção do aluno. Esses fatores são essenciais para o aprendizado significativo e duradouro.



Além disso, a alternativa C destaca a importância da relação entre professor e aluno, enfatizando que o docente deve criar um ambiente favorável e harmonioso, propício ao desenvolvimento da consciência e da atitude do estudante. Esse ambiente, conforme a teoria da aprendizagem sociointeracionista, favorece a aprendizagem colaborativa e o desenvolvimento cognitivo do aluno, ao estimular sua participação ativa no processo de ensino.



Por fim, a alternativa C se alinha com a visão de que o professor não é apenas um transmissor de conteúdo, mas um facilitador do processo de aprendizagem, que deve incentivar a reflexão, a motivação e a autonomia do aluno. Ao enfatizar a combinação entre consciência e atitude, ela reflete uma visão holística do processo educativo, onde a aprendizagem não é passiva, mas resulta de uma interação dinâmica entre o estudante e o contexto educacional.

Assuntos: Pedagogia, Psicologia da Educação, Didática

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora