Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas

De acordo com Ramaldes (2016), a metodologia dos jogos teatrais

Atualizado em 17/01/2025

De acordo com Ramaldes (2016), a metodologia dos jogos teatrais sistematizada pela autora e diretora de teatro improvisacional norte americana Viola Spolin e ́ bastante comentada e utilizada no meio teatral e educacional. Muitos estudiosos de teatro ja ́ entraram em contato com tal abordagem, mas nem todos se debruçaram em se aprofundar na mesma. Talvez, por este motivo, em corredores de diversos congressos realizados em universidades brasileiras, é possível perceber uma visa~o dos jogos teatrais de Viola Spolin como uma abordagem apenas para iniciação teatral, diminuindo assim o potencial dessa abordagem. Analise as afirmações relacionadas à essa temática e assinale a alternativa correta: I. O método Spolin propõe que o jogo teatral vise à solução de um problema proposto, estabelecendo limites e regras em acordo feito pelo próprio grupo. II. Os jogos teatrais podem favorecer a integração social de determinado grupo. III. O método Spolin propõe a memorização sobre falas determinadas para favorecer o processo de interpretação teatral. IV. Os jogos teatrais possuem desfechos muito parecidos, independente do público que irá jogar.

Está correto o que se afirma em:

A) I e II apenas.
B) III e IV apenas.
C) II e IV apenas.
D) II e III apenas.
E) I e IV apenas.


Solução

Alternativa correta: A) I e II apenas. De acordo com o gabarito AVA.


A alternativa A) I e II apenas é a correta porque as afirmações I e II estão alinhadas com os princípios fundamentais da metodologia dos jogos teatrais de Viola Spolin. A afirmação I está correta ao afirmar que o objetivo dos jogos teatrais é a resolução de um problema proposto, dentro de um conjunto de regras definidas pelo próprio grupo. Esse tipo de improvisação encoraja a criação coletiva e a exploração de soluções criativas dentro de limites previamente estabelecidos, o que é central no trabalho de Spolin.



A afirmação II também está correta. Os jogos teatrais têm o poder de promover a integração social de um grupo, pois, ao trabalhar coletivamente em um jogo, os participantes desenvolvem habilidades como comunicação, empatia e colaboração. Esse tipo de atividade permite que as pessoas interajam de forma descontraída e criativa, promovendo laços e compreensão mútua.



Já as afirmações III e IV são incorretas. A afirmação III, que sugere que o método de Spolin propõe a memorização de falas, não condiz com a essência do seu trabalho, que valoriza a improvisação e a espontaneidade. A afirmação IV também está equivocada, pois os desfechos dos jogos teatrais de Spolin não são previsíveis ou padronizados, uma vez que dependem da criatividade do grupo e das situações improvisadas durante o processo. Portanto, a alternativa A) I e II apenas reflete adequadamente a metodologia proposta por Viola Spolin.

Assuntos: Teoria e Prática do Teatro, Educação e Metodologias de Ensino, Psicologia Social

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora