Disciplina: Química 0 Curtidas

Nas células beta-pancreáticas, GLUT-2 atua como um sensor de glicemia

Atualizado em 29/02/2024

Nas células beta-pancreáticas, GLUT-2 atua como um sensor de glicemia para a liberação de insulina. Logo após as refeições, quando há hiperglicemia, GLUT-2 permite a entrada de quantidade significativa de glicose nas células beta-pancreáticas. Com isso, aumenta a taxa de oxidação de glicose, o que resulta em maior produção de energia, armazenada nas moléculas ATP. Em seguida, ocorre uma série de eventos, como podemos ver na figura seguinte, que leva à liberação de insulina pelas células beta-pancreáticas.

Considerando o contexto apresentado pelo texto e pela figura, analise as seguintes afirmativas:

I. GLUT-2 tem grande afinidade pela glicose, por isso, durante a hipoglicemia, há entrada de grande quantidade de glicose nas células beta-pancreáticas. Parte considerável dessa glicose será utilizada para produzir ATP, o que inibirá a secreção de insulina.
II. O aumento da concentração intracelular de ATP promove o bloqueio dos canais de potássio sensíveis ao ATP, o que impede o efluxo de íon potássio das células. A consequência é o acúmulo desses íons na célula beta-pancreática, o que leva à despolarização.
III. Os íons cálcio são fundamentais para a exocitose das moléculas de insulina. O influxo desses íons só é possível com a despolarização da célula beta-pancreática, o que ativa os canais cálcio-voltagem-dependentes.
IV. GLUT-2 pancreático atua como sensor de glicemia, pois essa isoforma da GLUT tem baixa afinidade pela glicose. Portanto, GLUT-2 só capta glicose em quantidade significativa em situação de hiperglicemia, por isso, atua como sensor que detecta hiperglicemia e que permite a liberação de insulina.

Considerando as informações apresentadas, é correto o que se afirma em:

a) I, apenas.
b) I, II e III, apenas.
c) II, III e IV, apenas.
d) II, apenas.
e) I e IV, apenas.


Solução

Faça login para continuar vendo as resoluções

Quer acessar mais resoluções? Faça login com sua conta para desbloquear nosso conteúdo!

Entrar
Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora